Quantas vezes nos sentimos constrangidos ao derramar lágrimas? Ou ainda, quantas vezes fomos obrigados a controlar o choro, fazer pose e não deixar que as lágrimas caíssem? Pode parecer bobo, mas a sociedade ainda julga quando enchemos os olhos d’água e choramos. Para acabar de vez com essa paradigma, a Revista Vertical levantou uma série de benefícios do choro para a saúde.
Basicamente existem 3 tipos de lágrimas. A lágrima basal é formada em olhos saudáveis e tem a função de mantê-los úmidos e livres de poeiras. A lágrima reflexiva é formada por corpos irritantes, como cebola ou um cisco. Já a lágrima emocional (ou choro) ocorre em momentos de estresse emocionais. Isso não está restrito a emoções negativas, como raiva, tristeza, luto ou dor física. Essas lágrimas também são produzidas quando choramos de alegria ou de tanto rir.
As duas primeiras lágrimas são compostas por 98% de água. Já a lágrima emocional tem uma composição especial, possuindo hormônios como a prolactina, ACTH, testosterona e leucoencefalina.
Embora ainda existam poucas pesquisas na área, cientistas já afirmam que chorar equilibra os hormônios do seu corpo e elimina toxinas. Confira alguns benefícios de chorar que são comprovados pela ciência.
Chorar ajuda a acalmar
Pesquisadores descobriram que o choro ativa o sistema nervoso parassimpático. Isso ajuda seu corpo a descansar e digerir certas emoções, melhorando os mecanismos de auto-controle e fazendo com que você se tranquilize sozinho. Entretanto esse efeito não é imediato. Muitas lágrimas vão cair até você sentir os efeitos calmantes do choro.
Chorar alivia as dores
Chorar durante algum tempo libera oxitocina e opióides endógenos, também conhecido como endorfina. Essas substâncias ajudam a aliviar as dores físicas e emocionais. Uma vez que a endorfina é liberada, o corpo entra em um estágio de “adormecimento”. Já a oxitocina vai dar uma sensação de calma e bem estar.
Chorar melhora seu humor e te faz pensar melhor
Parece contraditório, mas ao chorar (com vontade), faz com que você puxe mais ar frio para seu corpo. Isso ajuda a regular e até a diminuir a temperatura do seu cérebro. Cabeça fresca e relaxada é mais prazeirosa para seu organismo. Como resultado, você pensa melhor e melhora seu humor depois da choradeira.
Chorar é um pedido de ajuda
Vamos supor que você esteja em casa com sua família, no trabalho ou com seus amigos. Você está se sentindo péssimo e começa a chorar. O choro faz com que as pessoas ao seu redor saibam que você precisa de ajuda. Isso é conhecido como benefício interpessoal. Desde quando somos bebês choramos quando precisamos de alguma coisa.
Em outras palavras, chorar ajuda a ativar uma rede de apoio social quando as coisas ficam difíceis.
Chorar alivia o Luto
A Revista Vertical é um projeto do Cemitério Vertical de Curitiba. Para nós, é importante que as pessoas possam superar o luto e retomar a vida. A fase do luto, derivada de uma perda física ou emocional, envolve períodos de tristeza, culpa, raiva e saudade. E chorar é importante durante esses períodos, podendo até ajudar a processar a perda.
No entanto, o processo de luto se manifesta de forma diferente nas pessoas. Se você acha que está chorando demais e que isso está interferindo na sua vida, é bom consultar um psicólogo ou psiquiatra.
Chorar ajuda a respirar melhor
Quando um bebe nasce, a primeira coisa que ele faz é chorar. Durante o período de gestação, os bebês recebem oxigênio através do cordão umbilical. Uma vez que ocorre o nascimento, é necessário respirar por conta própria. O primeiro choro ajuda os pulmões se adaptarem com a vida no mundo exterior. Depois, quando crescemos, o choro continua sendo importante nesse aspecto. Ele ajuda a limpar líquidos dos pulmões, nariz e boca.
Chorar ajuda a dormir melhor
Em um estudo a respeito do sono infantil, participantes usaram a técnica do “choro controlado” para colocar seus bebês na cama. Com essa técnica, os pequenos choram por um número definido de minutos antes da intervenção de seus pais. A conclusão é que o choro aumentou o tempo e a qualidade do sono.
Levando-se em conta que chorar ajuda a acalmar, vai ajudar a dormir melhor também.
Chorar demais faz mal. Quando é preciso procurar ajuda?
Chorar é uma resposta de algo que te faz feliz ou triste. É uma atitude normal e saudável. No entanto, o choro excessivo pode ser um sinal de depressão. Se o choro começar a interferir nas suas atividades diárias, procure um médico.
Vale lembrar que os principais sinais de depressão são:
- Sentimentos de tristeza ou desesperança;
- Sentimentos de irritabilidade ou frustração;
- Mudanças no apetite, perda ou ganho de peso;
- Falta de energia;
- Problemas para dormir ou dormir demais;
- Dores inexplicáveis;
- Pensamentos de morte ou suicídio;
Se estiver com alguns destes sintomas procure ajuda. Mas não abra mão de derramar algumas lágrimas. Vai te fazer bem.