A Ashwagandha, também conhecida como Ginseng Indiano, é uma planta medicinal utilizada para ajudar no desempenho físico e mental, podendo ser indicada em casos de estresse e cansaço generalizado.
A planta tem o nome científico de Withaia somnifera e pertence à família das plantas solenáceas, tendo frutos vermelhos e flores amarelas. No entanto, apenas suas folhas e raízes são usadas para fins medicinais.
A Ashwagandha é muito popular na Ayurveda, a medicina tradicional indiana. Ela é considerada uma erva extremamente poderosa e é utilizada há milênios para tratar diversas condições, equilibrando os hormônios e dando mais energia e vitalidade.
A palavra Ashwagandha significa, em sânscrito, “cheiro de cavalo”. O nome foi dado devido ao odor característico da raiz e por ela ter também uma capacidade de aumentar a força.
A raiz da Ashwagandha é considerada uma planta adaptógena. Esse tipo de substância ajuda o corpo a lidar melhor com o estresse e com os estímulos externos. De forma prática, a raiz traz equilíbrio no eixo psico-neuro-imuno-endócrino, regulando o vigor, sono e estado de alerta.
Como todas as plantas adaptógenas, a Ashwagandha é um agente protetor anti-estresse que ajuda a manter a homeostase, ou seja o equilíbrio do corpo, mesmo em momentos de tensão emocional ou física. Essa poderosa especiaria também tem demonstrado bons resultados para o controle do nível de cortisol, equilíbrio dos hormônios da tireóide, desordens de humor e para a proteção de doenças degenerativas.
Estudos realizados da Ashwagandha
Inúmeros estudos sugerem que a planta é neuroprotetiva, anti-depressiva, anti-inflamatória, moduladora da tireoide e combate à ansiedade. Na Índia, a Ashwagandha é conhecida por ajudar a fortalecer o sistema imunológico, principalmente após um período de doenças e desequilíbrios do organismo.
Os benefícios de seu consumo começaram a ter respaldos científicos. Os estudos principais são focados na alta concentração de vitanolídeos, uma substância que age no combate à inflamação e no crescimento de tumores.
Há outros estudos que indicam que a Ashwagandha é um bom suplemento para homens. Ela aumenta a testosterona e melhora a saúde reprodutiva. E, diferente de outras plantas medicinais, como o ginseng e o licorice, a Ashwagandha não traz aumento de pressão arterial, agitação e ansiedade. A planta trabalha equilibrando o corpo e dando mais ânimo, vigor e longevidade.
De acordo com um artigo publicado no Alzheimer’s Research and Therapy, as plantas da Medicina Ayurveda tem sido fonte de pesquisa para o desenvolvimento de inúmeros remédios. Muitas das ervas utilizadas neste sistema medicinal são comprovadamente úteis para diversas doenças, inclusive o Alzheimer.
A importância da Ashwagandha para a Medicina Ayurveda
A Ashwagandha é uma planta importante da Medicina Ayurveda porque serve para muitos propósitos. Dentre seus benefícios está o equilíbrio dos sistemas imunológico, neurológico, endócrino e reprodutivo, cumprindo assim o objetivo principal da Medicina Ayurveda, que é contribuir para a saúde sem a necessidade do uso de remédios convencionais ou intervenções cirúrgicas.
A raiz da Ashwagandha é caracterizada como rasayana, isso significa que ela é utilizada para promover a saúde física e mental, além de defender o organismo contra danos externos e retardar o processo de envelhecimento.
Benefícios da Ashwagandha
Além de tudo o que já falamos, fizemos uma lista dos principais benefícios do consumo da raiz. Confira.
1. Melhora a função da Tireóide
A planta tem sido uma importante auxiliar para pessoas que possuem tireóide lenta, especialmente para quem foi diagnosticado como Doença de Hashimoto ou Hipotireoidismo.
Um estudo de 2017 publicado no periódico Journal of Alternative and Complementary Medicine avaliou os resultados do uso da planta em pacientes com hipotireoidismo. As pessoas que receberam 600mg de extrato da raiz tiveram uma melhora significativa no funcionamento da função da tiróide.
2. Ajuda na fadiga adrenal
As adrenais são glândulas endócrinas responsáveis pela liberação de hormônios, especialmente o cortisol e a adrenalina. Devido ao estresse emocional, mental e físico que vivemos é possível ter uma condição chamada fadiga adrenal. Quando isso ocorre há um desequilíbrio geral do corpo, incluindo a alteração de progesterona, que pode levar a infertilidade e a queda de nível desidroepiandrosterona (dhea) – hormônio ligado à longevidade e à força corporal.
3. A Ashwagandha ajuda na redução do estresse e ansiedade
Um dos benefícios mais conhecidos da planta medicinal é reduzir o estresse e a ansiedade. A raiz é um remédio natural que mostrou-se ser mais eficaz que certas drogas porém, sem os efeitos colaterais dos medicamentos.
4. A Ashwagandha alivia a depressão
A Ashwagandha tem efeitos positivos não apenas em pessoas que tem problemas de ansiedade e estresse crônico, mas também para quem sofre de depressão. A raiz é um remédio natural muito utilizado na Medicina Ayurveda e mostrou-se tão eficaz no combate à depressão quanto medicamentos Imipramine.
5. A Ashwagandha equilibra os níveis de açúcar no sangue
A Ashwagandha é reconhecida por seu efeito anti-diabético, possivelmente ocasionado pela presença de compostos fenólicos, incluindo flavonoides. Pesquisas mostram que flavonoides da raiz da planta e dos extratos das folhas ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Outras pesquisas também apontam que o extrato de Ashwagandha pode ser útil para melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os marcadores inflamatórios.
6. Pode ajudar no combate contra o câncer
Pesquisas sugerem que a Ashwagandha tem excelentes efeitos anti-tumorais, auxiliando no controle e crescimento de células cancerígenas. Estudos apontam efeitos positivos, principalmente para os cânceres de mama, pulmão, estômago e cólon. Acredita-se que a planta adaptógena pode ajudar a impedir o crescimento de células cancerígenas devido às suas capacidades antioxidantes e imunológicas.
Essa planta também pode ser utilizada para completar o tratamento de câncer, uma vez que ele torna as células cancerígenas mais sensíveis a radioterapia ou a quimioterapia.
Outros estudos também apontam que a Ashwagandha pode auxiliar nos efeitos colaterais ocasionados pelos tratamentos tradicionais contra o câncer, atuando como um imunomodulador, aumentando as defesas do organismo e o fortalecendo.
7. Ajuda na degeneração das células cerebrais e melhora a memória
O stress físico, emocional e químico pode gerar efeitos perigosos no cérebro e no sistema nervoso. Mais do que um aliviador de stress, a Ashwagandha tem sido apontada como um agente de proteção contra os danos degenerativos que podem levar a doenças como o Alzheimer e o Parkinson. A Ashwagandha é tão positiva para o cérebro devido seu elevado nível de antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livres do organismo.
O Withaferin A e o Withanolide D são os dois principais withanolides da Ashwagandha. Eles ajudam a melhorar a função cognitiva. Os withanolides são esteroides naturais. Quando esses esteroides foram injetados em roedores para testar suas habilidades de melhoria cognitiva, descobriu-se que eles ajudam a promover o crescimento celular, reverter déficits comportamentais e ainda diminuir as chances de desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Além destes benefícios, um estudo piloto publicado no periódico Journal of Dietary Supplements apontou uma melhora da memória em pessoas com comprometimento cognitivo leve. A planta mostrou-se capaz de elevar os níveis de atenção e o processamento de informações, além de auxiliar nas habilidades mentais.
8. A Ashwagandha aumenta a imunidade
Como a Ashwagandha funciona como uma planta adaptógena, equilibrando o corpo, ela é capaz de reduzir o estresse hormonal e dessa maneira diminuir as inflamações do corpo, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Estudos feitos em animais evidenciam que a planta ajuda na produção de imunoglobinas melhorando a imunidade. Por isso ela pode ser utilizada para o tratamento de várias doenças inflamatórias.
9. Proporciona aumento de energia, resistência e força muscular
A Ashwagandha é capaz de aumentar a resistência do corpo durante a realização de atividades físicas, aprimorando a função cerebral e reduzindo as dores corporais. Devido a seus efeitos calmantes e, simultaneamente, energizantes, a Ashwagandha tem influência benéfica sobre a concentração e motivação física.
Pesquisas também apontam que o extrato de Ashwagandha proporciona o aumento da resistência cardiorespiratória e aumenta a força muscular. A raiz também apresenta alívio de dores geradas pela artrite reumatoide.
10. A Ashwagandha melhora a função sexual e a fertilidade
Na medicina indiana a Ashwagandha é considerada como um afrodisíaco natural que ajuda em problemas de disfunção sexual. Ela é usada para aumentar os níveis de testosterona e melhorar a fertilidade masculina. Estudos apontam que a raiz também tem efeitos positivos na saúde sexual feminina, proporcionando mais excitação e lubrificação.
Como tomar a Ashwagandha
- Cápsulas: Tomar 1 comprimido, 2 vezes ao dia, junto com as refeições;
- Extrato: Tomar de 2 a 4 ml (40 a 80 gotas) com um pouco de água, 3 vezes ao dia;
- Decocção: Tomar 1 xícara de chá feita com 1 colher de raiz seca em 120 ml de leite ou água fervida. Repousar por 15 minutos e tomar morno.
Efeitos colaterais e riscos da Ashwagandha
É consenso que a Ashwagandha tem um consumo seguro a curto prazo. No entanto, a segurança do uso contínuo a longo prazo ainda não é conhecida. A planta tem raros efeitos colaterais. Os mais comuns são diarréia, azia ou vômitos.
A Ashwagandha é contraindicada para gestantes pois a planta pode causar abortos espontâneos e lactantes pois ela pode comprometer a composição do leite. A raiz também não deve ser utilizada por pessoas que tem doenças autoimunes, como artrite reumatóide ou lúpus e pessoas que tem úlceras no estômago.
Indivíduos que utilizam medicamentos para manter os níveis de açúcar baixos devem ter um consumo controlado da Ashwagandha. E sempre devem consultar um médico antes de adicionar a raiz em sua rotina.
A Ashwagandha tem efeitos sedativos. Por isso ela deve ser evitada para quem toma remédios para dormir. Na dúvida, é importante consultar um médico ou um fitoterapeuta.
Como a Ashwagandha pode desacelerar o funcionamento do sistema nervoso central os profissionais da saúde temem que a planta possa interferir na reação da anestesia e em outros medicamentos utilizados durante os procedimentos cirúrgicos. É recomendado que o consumo seja interrompido por, pelo menos, duas semanas antes de qualquer cirurgia.
A Ashwagandha pode também aumentar os níveis de hormônios da tireoide. Por isso ela deve ser utilizada com cautela e é necessário ficar atendo às medidas corporais.