A aroeira é uma árvore que pode ser encontrada em qualquer canto do Brasil. Em sua fase adulta, ela pode ter entre 8 e 20 metros de altura e oferece um chá poderoso que traz muitos benefícios à saúde.
A planta também é conhecida como aroeira-vermelha e apresenta frutos da mesma cor, que, após o processo de industrialização, passam a ser conhecidos como pimenta-rosa. Já suas folhas, cascas, flores, sementes e frutos são utilizados na medicina natural.
A aroeira é rica em flavonoides, saponinas, terpenos e taninos. Esses compostos possuem propriedades anti-inflamatórias, tônicas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas. A parte da árvore mais usada para fazer chás, é a casca. Essa parte também pode ser usada para fazer banhos, compressas ou pomadas.
Quais os benefícios da aroeira?
Casca, folhas e raizes são estudadas por oferecer muitos benefícios à saúde. Pesquisas já mostraram que a aroeira possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacterianas, cicatrizantes, antiparasitárias e antioxidantes. A aroeira é tão versátil que até funciona como um inseticida natural.
Uma pesquisa publicada em 2013 demonstrou que a aroeira pode até reduzir a inflamação provocada pela gengivite, apesar de não tratar o problema.
Chá de aroeira
O consumo do chá de aroeira é benéfico para redução de sintomas de azia, gastrite, bronquite, infecções e inflamações. Ele também ajuda a tratar úlceras e cicatrizações. Vale lembrar que, por mais que a aroeira seja um produto natural, seu consumo deve ser recomendado por médicos, nutricionistas ou profissionais com experiência em plantas medicinais.
Como fazer o chá?
A preparação do chá de aroeira varia de acordo com o uso. Para doenças internas, ele pode ser feito por infusão. Para tratar doenças externas o preparo se faz através do cozimento de cascas ou folhas e pode ser usado diretamente na pele ou com compressas.
Ingredientes do chá de aroeira para ingestão:
- 150g de folha de aroeira;
- 4 pedaços de casca de aroeira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Aqueça a água em um recipiente, coloque as folhas e as cascas. Ferva por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe e, quando esfriar, tome a bebida morna ou gelada durante o dia.
Uso e indicação
O consumo do chá de aroeira deve ser feito com moderação. Ele é indicado por, no máximo 15 dias, sempre fazendo a análise se a bebida está fazendo efeito ou não.
Se utilizado em excesso, o chá de aroeira pode desencadear diarréias, pois a planta possui um efeito purgante. Além disso, o consumo pode ocasionar lesões na pele e nas mucosas, reações alérgicas, dor de estômago, dermatite, irritação na boca ou na garganta.
O chá de aroeira não é indicado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com pele sensível ou quem tem alguma condição gastrointestinal delicada. O uso da planta ainda pode causar contração uterina.
Vale lembrar que o chá de aroeira também não ajuda a emagrecer e que seu consumo deve ser feito sob orientação médica.