Acerte no cardápio e alivie os sintomas da menopausa

01/07/2015 |

alimentacao-na-menopausaA menopausa é uma certeza na vida das mulheres e junto com ela costumam aparecer sintomas nada agradáveis. O tratamento com reposição hormonal ajuda a aliviar os incômodos dos calorões, perda da libido e alterações de humor, mas o que pouca gente sabe é que a alimentação também pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas da menopausa.

A soja já é conhecida por quem entrou na menopausa. Isso porque ela contém isoflavona, uma substância que atua sobre os hormônios sexuais. Basicamente, a soja ajuda a manter o equilíbrio hormonal, substituindo o estrógeno, hormônio que sofre queda durante o climatério. O consumo diário de pelo menos 3 colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu, já contribuem para a melhora dos sintomas.

Para o problema da perda de cálcio e consequente aparecimento da osteoporose, abuse do consumo de leite e seus derivados, brócolis e sardinha. Já a deficiência de magnésio, outra vilã quando falamos da osteoporose, pode ser combatida com a ingestão de legumes e verduras verde escuro, cereais integrais, peixes, castanhas e nozes.

A aveia também é uma grande aliada, já que dá energia, melhora a imunidade e melhora a pele. O inchaço pode ser aliviado com a redução do consumo de sal, enquanto o chá branco diminui o acúmulo de gordura.

Com a ajuda da medicina e com a alimentação adequada é possível encarar tranquilamente as alterações hormonais do climatério, vale a pena tentar.