
A fraldinha e a maminha são valorizadas nos churrascos brasileiros e estão presentes nos rodízios e casas de carne. Embora elas sejam extraídas de áreas diferentes, ambas pertencem ao traseiro do boi.
Tanto a fraldinha quanto a maminha são carnes bem irrigadas que envolvem as vísceras do animal. Por essa razão elas lembram carne de caça ou carnes mais fortes, como o fígado. Outro fator relevante para o sabor é a gordura. A maminha tem uma camada fina que envolve toda a peça e derrete no calor. Já a fraldinha tem um generoso tecido adiposo que corresponde à ⅓ da carne.
Fraldinha e maminha possuem uma característica em comum: a textura macia. Aprenda alguns segredos para preparar esses cortes.
Maminha
A maminha é extraída da parte inferior da alcatra. A carne tem formato triangular e apresenta uma fina capa de gordura que deve ser preservada no preparo.
Ela é fácil de fazer e pode ser selada diretamente na churrasqueira, sob calor intenso. Depois de selada, coloque a carne em uma área mais branda da churrasqueira até atingir o ponto desejado. Se tiver um termômetro culinário, a temperatura interna deve ser de 50 graus.
Antes de corta-la para servir, deixa a carne descansando por alguns minutos. Isso fará com que o suco interno seja redistribuído e que ela fique ainda mais suculenta.
Outra opção para preparar a maminha é “casqueirar”. Nesse processo você coloca a peça inteira no espeto e a assa em fogo intenso. Assim que a carne formar cascas, vire o espeto de modo que toda peça fique crocante.
Quando isso ocorrer, corte as lascas mais tostadas, sirva e volte o espeto para a churrasqueira para refazer o processo.
Fraldinha
A fraldinha é conhecida nos Estados Unidos como flank steak, no Uruguai e na Argentina como bife de vacio. Seja onde for, o músculo que fica entre a costela e a perna do boi é extremamente saboroso.
Devido à gordura no meio da carne e aos vincos profundos e marcados, a fraldinha é beneficiada quando utilizamos temperos marinados. Ela pode ser temperada uma hora antes com shoyu, óleo de gergelim, o tradicional molho de mostarda ou várias outras opções.
O ideal é servi-la ao ponto ou mal passada. Cerca de dois minutos de fogo alto em cada lado para selar e um calor de 5 minutos para aquecer o interior pode ser o suficiente para preparar sua fraldinha.
Na hora de preparar, fique atento: a fraldinha é um corte fino e tem gordura apenas em ⅓ da peça. O churrasqueiro deve tomar cuidado para que a carne não resseque.
Outra dica importante é na hora de cortar: pensando na maciez é fundamental sua fraldinha contra o sentido das fibras.
Gostou dessas dicas? Então veja mais receitas de churrasco.