O Vinagre de Maçã é um produto natural com inúmeros benefícios para a saúde, auxiliando no emagrecimento, controle do diabetes, melhoria na digestão, proteção do fígado, retardo do envelhecimento, entre outros. Hoje, compartilharemos como você pode preparar vinagre de maçã em casa!
Aprenda como fazer vinagre de maçã
Ingredientes
- 6 maçãs
- 1 xícara de açúcar (pode ser cristal ou mascavo)
- Água
- 1 pedaço de morim (pano para fazer queijo) para tampar o recipiente
- 1 vidro de conserva
Modo de Preparo
Lave bem as maçãs e corte em 4 gomos, retirando as sementes e cabinhos, mas mantendo a casca. Em seguida, corte os gomos em pedaços menores.
Coloque as maçãs picadas em um vidro de conserva. Como elas ficarão fermentando por algum tempo, as frutas não devem preencher mais do que ¾ do espaço do vidro. Importante: utilize VIDRO! Evite materiais inoxidáveis, pois a acidez pode corroer, dando um gosto metálico no resultado final.
Adicione açúcar e água de modo a cobrir as frutas.
Feche o bocal com o morim, prendendo-o com um elástico. Dessa forma, você criará um ambiente propício para a fermentação do vinagre.
Fermentando o Vinagre de Maçã
Mantenha o vidro em um local quente e escuro, a uma temperatura média de 20ºC. Abra o frasco e mexa as maçãs duas vezes ao dia durante duas semanas (se esquecer ocasionalmente, não se preocupe, apenas evite que isso se torne constante).
Certifique-se de manter as maçãs sempre submersas. Caso boiem, utilize uma pedra própria para fermentação ou outro objeto que pese sobre as frutas, mantendo-as submersas.
Verifique o vidro diariamente. Quando as bolhas surgirem, a fermentação está em curso. Após uma ou duas semanas, as maçãs deverão ter afundado completamente, indicando que não possuem mais utilidade.
Coe a mistura, colocando o líquido de volta no frasco. Utilize uma peneira ou morim nesse processo. Remova qualquer espuma na superfície da água.
Após a Fermentação
Descarte os pedaços de maçã, feche novamente o vidro com o morim e deixe o líquido fermentar sem as frutas por três a seis semanas. Mexa o líquido a cada três ou quatro dias para permitir a circulação de ar.
Após três semanas, comece a experimentar o vinagre até atingir o sabor e acidez desejados. O tempo de fermentação pode variar de acordo com o clima: no verão, é menor; no inverno, é maior.
Quando atingir o sabor desejado, transfira o vinagre para um vidro com tampa e armazene na geladeira para interromper a fermentação. Se a fermentação ultrapassar o ponto desejado, adicione um pouco mais de água.
Outras dicas para você fazer vinagre em casa
- O vinagre de maçã não irá estragar em temperatura ambiente. No entanto, caso você não o guarde na geladeira, ele irá continuar fermentando;
- Caso note uma substância viscosa e gelatinosa na superfície do seu vinagre, isso é um motivo de comemoração: esse item é conhecido como “mãe do vinagre” ele pode ser usado no processo de fermentação em suas próximas receitas. Essa substância serve para melhorar e acelerar fermentações futuras e pode ser guardada na geladeira até ser utilizada novamente.
- Se você gosta de um vinagre mais encorpado e forte, combine diferentes tipos de maçãs. Use variedades doces, como a Maçã Gala e a Maçã Argentina combinada com a uma Maçã Verde, por exemplo.
- Caso você não queria usar maçãs inteiras, você pode utilizar restos de maçãs que sobram de outras receitas. Nesses casos, guarde as maçãs no congelador até a hora de preparar seu vinagre.
- Você pode adicionar outros condimentos como cravo ou canela para trazer mais sabor para seu vinagre.