Como atrasar o amadurecimento das frutas

27/03/2020 |

Toda vez que você vai no mercado é a mesma história: você enche o carrinho de frutas e, chegando em casa, é um trabalho para evitar que elas estraguem. Ao mesmo tempo que é preciso comprar algumas frutas já maduras para consumo imediato, é necessário se planejar para não deixar estragar as frutas que você só vai comer no fim da semana. Para te ajudar a Revista Vertical vai te ensinar como atrasar o amadurecimento das frutas.

Escolha a fruta certa

A primeira dica é bem óbvia: se você deseja comer determinada fruta mais para o fim da semana, compre ela ainda verde. Existem algumas frutas que geralmente são vendidas nesse estágio. É o caso do abacate, manga e pera. Os comerciantes sempre transportam essas frutas assim para não haver danos no produto durante o manuseio. Aposte nas frutas maduras apenas quando o consumo for imediato.

Vai consumir a fruta só depois de alguns dias? Evite manchas e machucados

É comum encontrar machucados e manchas marrons em frutas. Para consumir produtos sempre frescos depois de alguns dias evite comprar qualquer fruta que tenha manchas marrons ou machucados. Toda qualquer pequena abertura ou lesão deixa a fruta mais exposta ao oxigênio e isso acelera o amadurecimento.

A geladeira é sua amiga

Se você não quer que as frutas amadureçam rápido, é melhor deixa-las na geladeira. As altas temperaturas de um país tropical como o Brasil aceleram a liberação de etileno, um gás responsável pela maturação das frutas. Em locais mais frescos, esse gás e liberado de forma mais lenta e a fruta dura mais. Porém não são todos os alimentos que podem ir na geladeira: a banana, por exemplo, acaba tendo sua aparência comprometida se for guardada em locais muito frios.

Separe as frutas verdes e maduras

Como falamos no item anterior, a liberação do gás etileno acelera o amadurecimento das frutas. Se você deixar uma fruta verde em contato com uma madura, o gás da fruta madura irá ajudar no amadurecimento das outras unidades.

Proteja a fruta do oxigênio

Embalar frutas é um ato que geralmente ajuda mais no amadurecimento do que a retardar esse processo. Porém, alguns alimentos podem se beneficiar disso. É o caso da banana: embrulhar a parte do cacho em um pedaço de papel alumínio ou papel filme limi, fazendo com que ela amadureça mais devagar.