Domingão chegou, você acordou com uma fome de uma capivara raivosa e colocou muita carne na grelha. Depois de tudo pronto, se ligou que assou comida demais. Calma: hoje vamos ensinar você a fazer um arroz carreteiro com a carne que sobrou do churrasco.
Antes de começarmos, o primeiro passo é saber como armazenar corretamente as proteínas. O ideal é você guardar tudo em um ambiente estéril, sem oxigênio e embalado a vácuo. Caso você não consiga fazer isso, a dica é colocar sua carne dentro de um saquinho hermético e mergulhar o pacote em uma bacia com gelo. Deixe o saco submerso com a carne por cerca de 10 minutos. A baixa temperatura irá matar as bactérias e, depois disso, você poderá colocar a carne na geladeira. Desta maneira sua proteína poderá ficar guardada por até 7 dias.
Quando for hora de reaproveita-la, nossa dica é fazer um arroz carreteiro.
Como fazer um arroz carreteiro com a carne que sobrou do churrasco
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz;
- 100g de bacon picado;
- 600g das carnes que sobraram do churrasco (pode ser costela, carne de porco, alcatra, etc);
- 1 linguiça calabresa;
- 1 linguiça toscana;
- 3 tomates italianos maduros;
- 2 cebolas;
- 1 abobrinha;
- 1 pimentão vermelho;
- 4 dentes de alho;
- ⅓ de xícara de tempero completo;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- ⅓ de xícara de cheiro verde ou coentro fresco;
- 100g de cogumelos (opcional);
- Gordura para fritar;
- 3 litros de água quente.
Modo de preparo
Corte o tomate, a abobrinha e a cebola em cubos. Retire o tampo, a parte de baixo e o miolo com as sementes do pimentão, depois, corte-o em cubos. Repique o alho descascado e o cogumelo.
Em uma panela funda, coloque a gordura para esquentar em fogo médio. Em seguida adicione a carne cortada em cubos ou desfiada. Assim que ela dourar, acrescente o bacon bem picado, a linguiça calabresa cortada em rodelas e a massa da linguiça toscana (retire-a do invólucro – o material que envolve a carne). Deixe a mistura refogar.
Depois que a carne estiver dourada, adicione o tempero completo e mexa bem. Assim que a mistura estiver frita, já grudando no fundo da panela, acrescente os vegetais. Eles irão soltar líquido e deglacear o fundo da panela. Durante este processo, misture bem para deixar seu prato bem composto.
Quando os vegetais estiverem fritos, adicione o arroz e misture. A ideia é fazer com que o arroz pegue todo o sabor da água dos vegetais e das carnes. Quando ele estiver frito, adicione a água quente. Durante o processo de cozimento, mexa bastante para que tudo seja cozido de forma igual. Prove o molho e ajuste o sal e a pimenta. Assim que a água secar, adicione a cebolinha ou o coentro picado e sirva!
Aprenda a fazer outras receitas de churrasco.
Para limpar a bagunça depois, veja como limpar grelhas.