A azia, também conhecida por pirose, é uma sensação de queimação que vai da boca do estômago até a garganta. Ela pode ser curada ou evitada com algumas soluções, entre elas:
- Diminuir o volume das refeições;
- Não comer alimentos fritos, gordurosos ou muito condimentados;
- Não tomar refrigerantes, água com gás ou bebidas alcoólicas;
- Evitar tomar café e chá preto;
- Não deitar-se até 40 minutos após a refeição;
- Evitar ingerir líquidos e sopas ao jantar;
- Usar roupas leves e folgadas, que não apertem o abdomem;
- Evitar o stress e o nervosismo, assim diminui a produção de ácido no estômago;
- Não ficar com o estômago vazio por muito tempo.
No entanto, existem receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia. Confira:
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.
Utilize 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio e 100 ml de água. Misture os ingredientes e tome o líquido em pequenos goles.
Chá de gengibre
Por conter antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, o chá diminui as contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.
Utilize 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias e 2 xícaras de água. Coloque o gengibre e a água numa panela e deixe ferver. Depois, desligue o fogo e deixe a panela tampada por, pelo menos 30 minutos. Por fim, remova os pedaços de gengibre e beba um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.
Suco de pêra
Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pêra, pois ele também ajuda a combater a azia e queimação, auxiliando na digestão. Para preparar basta bater no liquidificador 2 pêras maduras com um pouquinho de água e, se precisar, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.
A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.
Além disso, outras frutas que possuem as mesmas propriedades – como a banana d’água madura, a maçã (vermelha) e o melão – podem ser utilizadas para fazer um suco.
Outro excelente remédio caseiro é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de queimação.
Mas atenção: se você sofre com a azia constantemente marque uma consulta com um gastroenterologista para identificar as causas. Indivíduos que têm mais de 1 quadro de azia por semana podem ter mais chances de desenvolver câncer no esôfago.