Quais recipientes podem ser colocados no micro-ondas

24/06/2020 |

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais ajudam em nossa rotina. Em poucos minutos, aquele prato congelado estará pronto ou a comida que está na geladeira fica quentinha, como em um toque de mágica.

Entretanto, para usar corretamente essa maravilha tecnológica é preciso ter alguns cuidados. Um dos cuidados fundamentais é saber quais são os objetos que podem ser manipulados para aquecer os alimentos. Dá uma olhada nesse artigo e não erre na hora de esquentar seu rango.

Vidros e cerâmicas vitrificadas

Esses materiais podem ser utilizado no micro-ondas. Eles conseguem preservar o aquecimento dentro deles. Isso significa que seu prato ficará mais quente por um bom tempo.

Porcelanas

Está com pressa? Recipientes feitos com este material costumam esquentar de forma rápida e podem ser utilizados no micro-ondas. Entretanto as porcelanas também perder o calor rapidamente.

Madeira, palha ou barro

Se você tiver potes ou pratos com estes materiais, até pode utiliza-los no micro-ondas, porém eles não são bons condutores térmicos e a comida esfria rapidamente. Artigos de barro ainda precisam de um cuidado extra: se a peça tiver minério de ferro na composição, como é o caso do barro vermelho, o eletrodoméstico pode gerar faíscas e até provocar incêndios.

Metais

NENHUM objeto de metal pode ser utilizado no micro-ondas! A explicação é simples: o calor gerado pelo equipamento não consegue atravessar nenhum tipo de metal. Dessa maneira as ondas térmicas batem no recipiente e voltam, gerando faíscas. Nunca coloque talheres, papel alumínio, peças decoradas com frisos metálicos ou artigos que tenham tintas metálicas no micro-ondas.

Plásticos

O uso de plásticos para aquecer alimentos no micro-ondas vai depender da composição do objetivo. Alguns plásticos podem liberar substâncias tóxicas e cancerígenas.