Primeiros socorros para animais

13/03/2015 |

destaque-primeiros-socorros-animaisOs animais de estimação já são parte da família. E saber como agir em casos de emergência é fundamental para salvar a sua vida. Confira essas dicas e saiba como proceder em cada caso.

Atropelamentos

Atropelamentos podem acontecer durante um passeio ou quando o animal escapa de casa. Nesse caso é preciso manter a calma e agir com cautela. Animais com dor tendem a reagir de forma de agressiva, portanto, tome cuidado ao se aproximar dele.

O primeiro passo é entrar em contato com um centro veterinário e pedir ajuda para remover o animal do local e, se não for possível, pelo menos avisar que você está a caminho.

Se houver sangramento, pressione um pedaço de pano constantemente até que a hemorragia pare. Imobilize o animal. Qualquer movimento errado pode piorar ainda mais o problema. Você pode usar um pedaço de madeira ou de papelão e prender o animal sobre ele com a ajuda de pedaços de pano. Dessa forma, o transporte será mais seguro.

Cortes e feridas

Brincadeiras, brigas ou até mesmo o contato com objetos cortantes podem ferir seu animal.

Se a ferida for grande e houver muita perda de sangue, pressione o local com um pedaço de pano e leve para o serviço veterinário imediatamente. No caso de cortes menores, pressionar um pano ou gaze sobre o local durante 3 minutos costuma ser suficiente para estancar o sangramento. Nesses casos não é aconselhado tentar medicar o animal ou limpar a ferida, pois, tratamentos que poderiam ser simples acabam sendo prejudicados por medidas erradas.

Só faça o curativo e a limpeza do local em casa se notar que o corte não é profundo, não causou grandes perdas de sangue e não há nada grave. Nesses casos você deve lavar o local com água e sabonete, aplicar um spray anti séptico e cobrir com gaze.

Envenenamento

São inúmeros os produtos que temos em casa que fazem mal para os peludos. Ao notar mudanças de comportamento como salivação excessiva, olhos lacrimejando, falta de disposição, vômitos ou diarréia, procure o médico veterinário imediatamente, pois podem ser sinais de envenenamento.

Se conseguir localizar qual produto foi ingerido pelo animal, leve sua embalagem para que o veterinário analise qual será a melhor conduta para reestabelecer a saúde dele.

Nunca tente medicar o animal em casa nessas situações, você pode piorar ainda mais o quadro.

Queimaduras

Em caso de queimaduras você não deve fazer nada com o animal. Passar cremes, pasta de dente ou qualquer outra receita caseira só piora o problema. Leve-o imediatamente ao veterinário para que sejam tomadas as devidas providências.