Por que não deixar seu travesseiro no sol

17/10/2022 |
Travesseiro no Sol

Muitas pessoas deixam o travesseiro no sol para “ventilar”.  Sabia que essa prática não é recomendada?

O travesseiro é um item que não temos o costume de trocar com frequência. Muitos de nós pensa que, quanto mais velho, mais gostoso e confortável, afinal ele “se molda” ao nosso corpo e ao jeito que dormimos. Porém, para que seu travesseiro não seja prejudicial à sua saúde, é necessário tomar alguns cuidados.

Muitas pessoas tem o hábito de colocar o travesseiro no sol. Isso também vale para almofadas, colchões e cobertores. Essa prática é excelente para eliminar mofo e odores desagradáveis. Os raios ultravioletas são ótimos agentes de sanitização superficial, ou seja, eles ajudam a matar os micro-organismos que estão na superfície. Porém, isso não é recomendado nem eficaz no caso dos travesseiros.

Deixar seu travesseiro no sol ajuda a proliferar os ácaros

Os ácaros são perigosos para a saúde e considerados a maiores fontes de alérgicos domiciliares. Eles são responsáveis por várias doenças, como rinite alérgica que provoca coceira nasal, espirros, obstrução das via áreas e coriza; asma, com sintomas de tosse, falta de ar e chiado no peito; conjuntivite alérgica e dermatite atópica.

Quando um travesseiro é exposto ao sol, ocorre um aquecimento em seu interior. Como ele está úmido e possui restos de pele, gordura e secreções da sua cabeça, esse ambiente favorece a proliferação dos ácaros, fungos e bactérias.

Mesmo no sol, a temperatura atingida pelo travesseiro não é alta o suficiente para acabar com os ácaros. Segundo especialistas, para se matar um ácaro é necessário uma temperatura de 55ºC por 30 minutos diariamente. Essa temperatura pode ser atingida na superfície do travesseiro, mas dificilmente essa marca chegará em seu interior.

Outro detalhe importante: mesmo que sol consiga matar o ácaro, seu cadáver e suas fezes são elementos extremamente alérgicos. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do travesseiro, deixando-a amarelada.

Quando trocar de travesseiro

O ideal é trocar de travesseiro anualmente. Depois de dois anos, de 10% a 25% do peso do travesseiro é formado por ácaros e células mortas da pele (principal alimento para esses animais). Esses bichos se reproduzem rapidamente e sobrevivem bem em travesseiros, tapetes, almofadas, sofás, pelúcias e roupas de cama.

Se não é recomendado deixar o travesseiro no sol, como higienizá-los?

Lavar o travesseiro remove mais de 90% dos ácaros e seus dejetos. Se for fazer essa higienização em casa, o recomendado é lavar seu travesseiro uma vez por semana, já que essas criaturas podem recolonizar a área rapidamente. Além disso, após a lavagem, é importante se certificar que a secagem seja completa pois a umidade pode ser um estímulo para a proliferação dessa praga.

Cada travesseiro possui uma maneira correta de higienização. Aprenda melhor como lavar travesseiros.

Dicas para fazer a manutenção dos travesseiros

Agora que você entendeu que não é saudável colocar o travesseiro no sol, veja formas de higienizar e cuidar dos seus travesseiros:

  • Troque os travesseiros pelo menos uma vez por ano;
  • Use capaz impermeáveis a ácaros no colchão e nos travesseiros. Essa capa é feita de um tecido especial que impede a passagem do ácaro e seus dejetos;
  • Produtos anti-ácaros funcionam, mesmo se colocados em colchões e travesseiros já usados. Porém, eles possuem um prazo de validade determinado;
  • Evite travesseiros e colchões de paina ou pena. Dê preferência para modelos de espuma, fibra ou látex;
  • Limpe o estrado da cama duas vezes por mês;
  • Lave as roupas de cama de uma a duas vezes na semana;
  • Evite tapetes, cortinas, pelúcias e almofadas;
  • Deixe seu quarto sempre ventilado, limpo e iluminado;
  • Identifique e elimine mofo, umidade e infiltrações para reduzir a proliferação de fungos;
  • Não use vassouras, espanadores ou aspiradores de pó comum no travesseiro durante a limpeza. Prefira utilizar pano úmido ou aspiradores de pó com filtros especiais.

Veja também como limpar colchão.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.