Moscas, mosquitos, baratas e pernilongos são bichos bem irritantes quando estão em nosso jardim ou entram em nossas casas. Para te ajudar a enfrentar essas pragas, a Revista Vertical reuniu ervas e flores que funcionam como repelentes naturais e vão manter você e sua família protegidas desses insetos.
A maioria das ervas sugeridas pode ser plantada em qualquer lugar, até mesmo em sua horta. Com essas receitas sua casa ficará protegida, sem a necessidade de produtos químicos.
Lembre-se: inseticidas são venenosos e costumam matar todos os insetos, inclusive aquelas que fazem bem para a natureza, como borboletas, abelhas, mamangabas, joaninhas, louva-a-deus e outros invertebrados importantes para nosso ecossistema.
Previna-se e deixe em sua casa essas plantas que irão encher seu lar e perfume e paz.
Boldo
O boldo (Plectranthus barbatus) e boldinho (Plectranthus ornatus) não são apenas bons para fazer chá que ajudam o fígado. Eles também são ótimos repelentes de formigas.
Arruda
A arruda (Ruta graveolens) é uma planta mística que afasta moscas e mosquitos com seu odor forte. É uma planta comum que cresce em formato de arbusto. Só tome cuidado: a arruda é tóxica para animais domésticos, como gatos e cachorros.
Alecrim
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma ótima erva para temperar legumes e peixes. Ela também excelente para afugentar insetos. Se você tiver espaço, plante o alecrim numa touceira grande e você terá uma fonte natural de temperos e um excelente repelente. Dica: se você vive ou tem casa no litoral, o Alecrim é perfeito. Essa planta é perene, ama sol e solo arenoso.
Tomilho
O tomilho (Thymus vulgaris) é outra erva aromática usada como tempero. No entanto é preciso de grandes quantidades para espantar moscas e mosquitos. Para esse fim você pode plantar o tomilho comum, o tomilho variegada ou o tomilho-limão.
Mirra
A mirra (Commiphora myrrha) é famosa por ter sido presente de um dos reis magos ao menino Jesus. Há mais de 2 mil anos ela é usada para espantar pernilongos e mosquitos. Dizem também que ela ajuda a afastar o mau agouro e a inveja.
Malva-de-Cheiro
A malva-de-cheiro (Pelargonium graveolens) é ótima não apenas para espantar moscas, mas para afastar traças-de-roupa. Depois que a muda se fortalecer, faça uma poda, retire as folhas e coloque-as em sachês. Coloque esses sachês em armários e será o fim das traças.
Capim-Limão
O capim-limão (Cymbopogon citratus), também chamado de capim santo, tem um perfume delicioso. Além de espantar insetos ele serve como tempero e para fazer chá. Não confunda com a citronela (Cymbopogon winterianus) que, apesar do mesmo gênero, é de outra espécie e precisa de um grande volume para afastar insetos.
Manjericão
O manjericão (Ocimum basilicum) pode ser de qualquer espécie: verde, roxo, crespo ou folha de alface. O delicioso cheiro que ele exala incomoda insetos de forma natural. Você pode utilizar o manjericão também para afastar os pets bagunceiros que adoram cavar na sua horta e jardim.
Cidreira
São várias as espécie que possuem o complemento de “cidreira”. Todas elas possuem o mesmo principio ativo e ajudam a repelir insetos.
Cravo-de-Defunto
A tagetes (Tagetes erecta), também conhecida como cravo-de-defunto é uma planta bem característica que afugenta não só moscas, mas também pernilongos, mosquitos, baratas e nematóides. Se você não está familiarizado com esse bicho, ele lembra uma mini-minhoca transparente que causa estragos nas raízes das plantas. Inclusive, se você possui uma horta com cenoura, cebola ou beterraba, a dica é colocar tagetes em seu canteiro. Além de afugentar os insetos essa plantinha dá flores laranjas com pétalas comestíveis.
Todas essas plantas que citamos são soluções orgânicas, naturais e sustentáveis para deixar sua casa livre de insetos. Aplicando essas dicas seu jardim, sua horta, sua casa e seu pomar ficarão livre desses animais. A natureza, sua saúde e suas plantas agradecem!