O que é a etiqueta de eficiência energética?

10/06/2016 |

etiqueta

A etiqueta de eficiência energética foi criada com o propósito de informar o consumidor sobre determinadas características dos eletrodomésticos, usando uma classificação para identificar os mais e menos eficientes. As etiquetas também indicam a quantidade de ruído que um aparelho produz.

A etiqueta é obrigatória por lei a estar em vários aparelhos, como máquinas de lavar louça, lavar e secar roupa, freezers, geladeiras, equipamentos de ar condicionado e fornos elétricos.

A classificação de eficiência começa na classe A (mais eficiente) e vai até G (menos eficiente). As classes indicam se os eletrodomésticos conseguem exercer todas as suas funções usando menos ou mais energia. Os equipamentos de refrigeração já possuem categorias A+ e A++, que indicam que são ainda melhores.

etiqueta3

Vale lembrar que a potência dos equipamentos não está diretamente ligada a sua eficiência energética. Por exemplo: um aparelho que tem 1000w de potência usa mais energia para trabalhar do que um de 750w, mas não quer dizer que a eficiência do uso da energia é maior. Para entender essa comparação é importante consultar quais são as funcionalidades de cada um e ler o manual dos produtos.

Em relação à diferença entre as classes, uma máquina de lavar de classe A, por exemplo, pode consumir 21% menos energia do que uma de classe B, sendo que as duas fazem exatamente a mesma coisa.

Na hora de comprar um eletrodoméstico, pesquise as informações sobre o consumo e qual é sua eficiência. Muitas vezes aquela liquidação imperdível, a longo prazo, pode não compensar devido a um consumo maior de energia.