Erros mais comuns ao cuidar das plantas

31/01/2022 |
Erros mais comuns ao cuidar das plantas

Todo mundo que já plantou alguma coisa cometeu algum erro que atrapalhou o crescimento das verdinhas. Para evitar que sua plantinha tenha uma vida mais curta, vamos falar a respeito dos erros mais comuns ao cuidar das plantas.

1. O erro mais comum ao cuidar das plantas é a água

Toda a planta precisa de água para sobreviver. Algumas plantas precisam ser regadas com mais frequência que as outras. O ideal é sempre manter o solo úmido, mas sem encharcar. Sempre coloque uma camada de drenagem nos vasos e tenha certeza que isso está funcionando. Um vaso que retém água pode gerar apodrecimento das raízes ou criar fungos e bolor.

2. Luz

Muitas pessoas acreditam que todas as plantas precisam de luz solar direta. No entanto, a verdade é bem diferente. Há plantas que nem aguentam ficar expostas direto ao sol pleno. Embora todas elas precisem luminosidade, isso não significa estar ao sol escaldante. Veja se a planta que você está cultivando necessita de sombra, meia sombra ou sol direto antes de escolher o melhor local para deixá-la. 

3. Adubo

A adubação é uma parte importante do cultivo das plantas. Há quem coloque cascas de frutas e legumes diretamente no solo, pois acredita que esses resíduos são bons para os vegetais. No entanto, resíduos orgânicos só são benéficos para as plantas após o processo de compostagem.

Estude a respeito da planta que você possui e veja o melhor adubo para sua plantinha. NPK é um dos adubos mais comuns e universais. Porém, tome cuidado: o excesso de adubo também pode desequilibrar o substrato e queimar as folhas. Veja como fazer adubo caseiro com restos de comida.

4. Excesso de regas

Como já falamos, a água é fundamental para o crescimento das plantas. No entanto, muitas pessoas acreditam que, quando um vegetal está murchando, precisa de mais água e isso é um engano.

Embora murchar seja o primeiro sinal de uma planta com sede, a falta de rega nem sempre é o problema. O ideal é você criar um calendário com as datas para regar suas plantas e ver se a terra não está úmida quando for colocar água.

5. Local das plantas

Caso você esteja fazendo tudo certo em relação à adubação e regas, mas ainda assim a planta não está bonita, tente trocá-la de lugar.

Há plantas tão delicadas que a intensidade da luz pode fazer toda a diferença. Além disso, essa intensidade muda de acordo com as estações do ano.

Um dos erros mais comuns ao cuidar das plantas é tratá-la como um objeto de decoração. As vezes você chega na floricultura e escolhe uma planta que combina com o móvel da entrada da sua sala, por exemplo. No entanto, é preciso ver se a planta escolhida viverá bem com as condições de luz do local.