Dicas para economizar dinheiro

20/07/2020 |

A menos que você tenha ganhado na loteria ou nascido em berço de ouro, não existe segredo: se você quer viver em paz com o seu dinheiro, é preciso poupar, administrar e economizar.

Para muita gente isso pode parecer difícil, ou até mesmo impossível, mas saiba que, independentemente de quanto você ganhe, tem como estabelecer metas e poupar dinheiro para realizar seus planos. Esse pensamento que “não dá pra poupar” ou que “nunca sobra dinheiro pra você”, deve ser eliminado da sua cabeça de uma vez por todas. Mais do que isso: se você deseja viver confortavelmente, toda moedinha conta. Nada de ficar achando que centavos não fazem a diferença, pois fazem sim!

Confira essas dicas para você economizar dinheiro.

1. Estabeleça prioridades e objetivos

Você só vai conseguir poupar dinheiro se tiver com o objetivos claros onde deseja chegar. Por isso é fundamental estabelecer suas prioridades. Se você reclama que não sobra dinheiro para poupar é porque, provavelmente, não tem ideia de onde deseja chegar.

Mire em um objetivo e pense nele todas as vezes que pegar a carteira ou o cartão.

2. Conheça seus gastos e rendimentos

Para economizar dinheiro de verdade é importante você conhecer bem suas finanças. Coloque em um papel, planilha de computador ou aplicativo tudo aquilo que você ganha por mês, considerando seu trabalho fixo e rendas extras, incluindo o recebimento de aluguéis, por exemplo.

Em outra coluna, coloque todas as suas despesas mensais. De alimentação diária ao cafezinho que você toma depois do almoço. Anote também gastos com financiamentos e empréstimos.

Depois de tudo anotado, calcule: se os seus gastos superam os rendimentos, você precisará fazer cortes no orçamento para que tudo se encaixe. Não tenha medo ou receio de abandonar certos luxos.

3. Como economizar dinheiro com alimentação

Alimentação é uma necessidade básica e um dos maiores prazeres que temos. Porém, dá para economizar com isso sim! E as dicas são bem simples!

Precisa ir no mercado? Então faça uma lista de compras. Dessa forma você compra somente aquilo que precisa e deixa de comprar algo por impulso. Para saber do que você precisa, pense em um cardápio semanal e compre apenas o que vai nas receitas. Além de economia, você evita o desperdício.

Outra regra de ouro é: nunca vá no mercado com fome! As probabilidades de você comprar mais coisas que deveria é bem grande.

Frutas, verduras, legumes, ovos e grãos devem ser comprados em uma feira livre. Os preços são mais baratos que dos mercados e os produtos mais frescos. O mesmo vale para açougues: as carnes são melhores, cortadas na hora e muitas vezes tem preços mais acessíveis.

Em relação as sobras de comidas, a regra de ouro é: não jogue nada fora. Sobrou feijão? Congele e faça uma sopa. Sobrou arroz? Faça bolinho. Até mesmo aquela polpa que ficou no liquidificador pode ser utilizada para fazer bolos, tortas, doces e geléias.

Procure também consumir alimentos perecíveis primeiro, para não haver desperdício. Por exemplo: se a banana está mais madura que a goiaba, coma a banana primeiro.

Lembre-se: tudo que você jogou fora custou dinheiro.

4. Economize dinheiro com o transporte

Depois da alimentação, o transporte é outro item que deve ser repensado. Se você tem um carro existem custos com combustíveis, impostos, multas, estacionamento, manutenção e várias outras despesas. Será que vale a pena manter isso?

Sabemos que o transporte público no Brasil possui uma série de problemas. Mas será que, ao optar por ir de ônibus ou metrô, o tempo que você vai gastar não é quase o mesmo tempo e ir de carro? Se você morar perto do trabalho, outra opção é ir a pé ou de bicicleta. Além de ganhar tempo, você ajuda o meio ambiente e ainda faz uma atividade física.

Se a melhor forma de chegar ao seu destino é de carro, então faça isso da forma mais econômica possível. Comece pedindo ou oferecendo carona. Dessa forma é possível rachar as despesas com alguém que está indo para o mesmo lugar que você.

Outra dica é abastecer em postos que possuem preços mais atrativos ou que ofereçam algum clube de benefícios.

5. Como economizar dinheiro com lazer

Cinema, bares, restaurantes, baladas e shows são excelentes fontes de entretenimento. Mas que tal trocar isso por opções mais em conta de vez em quando?

Ao invés de gastar dinheiro no cinema, você pode curtir alguns filmes no Netflix. Ao invés de ir em bares, você pode chamar seus amigos para sua casa, comprar bebidas e fazer um desafio de coquetéis. Ao invés sair para jantar, sejam o chefe de cozinha e faça o jantar.

Se quiser fazer um programa ao ar livre, parques, praias e cachoeiras não custam nada, exceto o deslocamento. E se você acha que shopping é passeio, reveja isso: o principal foco de lá são as compras e tudo lá dentro é pago, a começar pelo estacionamento.

6. Como economizar dinheiro com itens pessoais

Ainda dá pra economizar uma grana olhando apenas para seus gastos pessoais. Comece pela academia: fazer atividade física é muito importante. Mas você está fazendo valer o dinheiro gasto todo mês? Você pode trocar a academia por uma corrida, caminhada ou um treino em casa. Com uma simples olhada no YouTube você já vai encontrar dezenas de vídeos para se exercitar por conta.

Sobre roupas, maquiagens, acessórios e artigos pessoais, pense bem antes de comprar. É possível que você tenha muitos itens em casa e, as vezes, existem várias peças que você pode usar com outras combinações, sem a necessidade de comprar nada.

7. Como economizar dinheiro com tarifas bancárias

É muito provável que você esteja pagando taxas e tarifas sem necessidade. Analise seu extrato e, se perceber isso, ligue para seu gerente pedindo um pacote de serviços grátis. Todos os bancos são obrigados a oferecer esse pacote e isso é ideal para quem utiliza o banco por meios de aplicativo.

Outra opção é migrar sua conta para instituições que não cobram nenhum tipo de tarifa. Outra coisa fundamental é você pagar suas contas em dia. Isso evita multas e juros.

8. Depois de economizar, é hora de investir

Chegou o fim do mês e sobrou um saldo em sua conta. O que você faz com ele? INVISTA! Não deixe o dinheiro em casa, nem mesmo na sua conta corrente. A tentação em utiliza-lo será grande.

Estude quais são os melhores lugares para investimento e aplique seu dinheiro em algo que seja seguro e rentável.