Cuidados com a panela de teflon

13/11/2023 |
Cuidados com a panela de teflon
Image by suksao on Freepik

Panelas antiaderentes são extremamente práticas. Porém, é preciso ter alguns cuidados com a panela de teflon para que ela dure mais tempo e para o utensílio se mantenha seguro e eficiente.

O teflon é o nome popular do Polímero Politetrafluoretileno (PTFE), um plástico bastante resistente empregado para revestir utensílios domésticos, como panelas e frigideiras. O teflon é um produto que não gruda em praticamente nada, dando a esse material a propriedade antiaderente.

Curiosidade: para que o teflon fixe no metal da panela, ele passa por várias etapas de cura em temperaturas acima de 400ºC. Além do uso nas panelas o PTFE é usado em peças de carro, aviões, tapetes, mangueiras, lentes de contato, lâmpadas, próteses dentárias, embalagens e roupas resistentes à manchas e impermeáveis, por exemplo.

Apesar de tantas utilidades, o que realmente consagrou o material foi seu uso na cozinha. Além de evitar que o ovo grude na frigideira, o teflon também permitiu a redução da quantidade de gordura necessária para os preparos. Além disso, o material é mais fácil de lavar, quando comparado à alumínio ou ferro.

Cuidados com a panela de teflon

  1. Faça a cura: antes de usar sua panela ou frigideira, é importante “curar” o teflon. Isso ativa a antiaderência, protege e aumenta a durabilidade do revestimento e prolonga a vida útil da panela. O primeiro passo para fazer a cura é lavá-la com uma esponja macia e sabão neutro. Seque bem. Em seguida, coloque um pouco de óleo, espalhe por toda a panela e coloque no fogo baixo por 2 minutos. Depois, desligue o fogo, deixe a panela esfriar, retire o excesso de óleo ou lave-a novamente. Agora sim: sua panela já está pronta para ser usada. Esse processo de curo deve ser feito a cada três meses.
  2. Não deixe a panela esquentando sozinha. É importante colocar óleo ou o alimento. Essa onda de calor promove liberação de vapores de polímero, um gás tóxico que faz mal a saúde. Essa fumaça se forma quando a panela atinge 250ºC. Alimentos dentro da panela ajudam nessa troca de calor, por isso é difícil que a panela atinja essa temperatura durante um preparo.
  3. Não utilize utensílios que risquem! Como o teflon repele o contato com outras substâncias é muito fácil ele desgrudar da panela, provocando riscos e outros problemas. Utilize sempre colheres de pau e de silicone pois esses materiais não prejudicam o revestimento da panela.
  4. Não use a panela riscada! Quanto mais o teflon se desgrudar, mais óleo você irá usar. Além disso, panelas riscadas podem trazer problemas à saúde. Um risco o outro, não é uma ameaça, mas panelas completamente riscadas devem ser descartadas no lixo reciclável.
  5. Não dê choques térmicos. Ao tirar a panela do fogo, deixe-a esfriar um pouco antes de lavá-la. O choque térmico causa rachaduras e afeta o desempenho do teflon.
  6. Não use palha de aço! Esse material foi feito para polir e limpar o teflon com ele irá tirar o revestimento antiaderente.
  7. Não use saponáceos. Esses produtos de limpeza são abrasivos e são ótimos para limpar azulejos, mármores, rejuntes e tirar manchas. No entanto, eles podem remover a proteção do telfon e diminuir a eficiência da panela. Para fazer a limpeza, use esponja macia e detergente neutro.

O teflon pertence à categoria de Produtos Químicos Eternos, ou seja, eles ficam no meio ambiente e no corpo humano por tempo indeterminado. O uso inadequado do teflon pode causar danos ao meio ambiente e à saúde. Quando sua panela apresentar riscos e se ficar inutilizada, descarte-a no Lixo Reciclável.