
Com as temperaturas altas, é comum subirmos os vidros e ligarmos o ar gelado. Porém, com o alto preço do combustível, surge uma dúvida: como usar o ar-condicionado sem gastar muita gasolina?
Embora o aparelho seja um item de primeira necessidade (seja nos dias quentes ou frios) o ar-condicionado “rouba” parte do desempenho do carro e eleva o consumo, já que o equipamento é acionado pelo motor do veículo através da correia.
Segundo análises, o uso do ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Sabendo disso, selecionamos algumas dicas para melhorar a climatização do seu veículo e fazer com que o ar gele mais rapidamente sem aumentar a conta no posto.
Como usar o ar-condicionado sem gastar muito combustível
1. Quando entrar no veículo, deixe o ar quente sair
Sempre que for possível, estacione seu carro em um local coberto e protegido dos raios solares. No entanto, se tiver que deixar o seu veículo no sol, abra as janelas assim que entrar e aguarde alguns instantes até que o ar quente acumulado saia da cabine. Esse procedimento pode ser feito com o carro parado ou em movimento.
Essa ação simples ajudará o ar-condicionado atingir a temperatura ideal, sem gastar muito combustível.
2. Use a recirculação de ar com sabedoria
Depois que o ar quente sair, feche os vidros e ligue o ar-condicionado com a recirculação de ar ativada. Isso irá ajudar no resfriamento.
Ajustar a temperatura no mínimo e a ventilação no máximo contribui para gelar o ar rapidamente, porém eleva o consumo de gasolina. Em carros mais novos, que possuem o ar-condicionado automático, o próprio equipamento faz esse ajuste sozinho mantendo o ar mais potente até atingir a temperatura pretendida.
Em relação a recirculação, é preciso tomar cuidado. O sistema não deve ser utilizado por períodos longos pois a prática bloqueia a entrada de ar externo e, com o tempo, eleva a concentração de dióxido de carbono no interior do veículo, causando sonolência ao motorista e demais ocupantes.
3. Não ligue o ar com os vidros abertos
Ligar o ar-condicionado com os vidros abertos é sinônimo de gastar combustível. Além de elevar o consumo, a prática força o uso de outros equipamentos sem necessidade.
Para funcionar adequadamente, o ar-condicionado deve ser ligado sempre com os vidros fechados.
Outra dica é fazer manutenção preventiva no seu carro, verificando regulamente as condições de borrachas de vedação nas portas e vidros.
4. Quer usar o ar-condicionado sem gastar muito combustível? Então utilizar a temperatura mínima por pouco tempo!
É válido ajustar o ar condicionado para a temperatura mínima e ventilação máxima apenas para gelar o carro mais rápido. Após atingir o conforto térmico desejado, diminua a ventilação e aumente um pouco a temperatura do ar. Isso exigirá menos do compressor e fará com que você gaste menos combustível.
Ajustar as saídas de ar em direção ao teto também irá ajudar, pois o ar frio é mais denso e tende a se deslocar para baixo.
5. Realize manutenções preventivas
Essa é uma das dicas mais importantes para usar o ar-condicionado sem gastar muito combustível: deixe a manutenção do equipamento em dia. Fazer isso é fácil! Substitua o filtro de cabine nos prazos indicados no manual e higienize dutos e outros componentes pelo menos uma vez ao ano.
Esses procedimentos irão ajudar a economizar combustível e reduzirão o mau cheiro e proliferação de fungos e bactérias.
Gostou dessas dicas? Então aprenda também como tirar o cheiro de gasolina do carro.