Como transformar o medo do fracasso em motivação

16/08/2021 |
Como transformar o medo do fracasso em motivação

Durante vários momentos em nossas vidas temos medo de fracassar. Seja profissionalmente, em nossos relacionamentos ou em objetivos pessoais. No entanto, mudando a forma de pensar, é possível transformar o medo do fracasso em motivação.

O medo faz parte de nossos instintos mais primitivos. É normal ter medo. No entanto, quando ele passa a ser irracional, ele pode trazer o estresse e a ansiedade. Felizmente há formas de lidar melhor com esse sentimento, e mais: é possível transformar o medo do fracasso em motivação. 

Aprenda como transformar o medo do fracasso em motivação

Avalie a situação

A primeira coisa a ser feita é reconhecer e aceitar seu medo. Quanto mais real ele for, mais perto você entenderá a razão de senti-lo. Por isso, sempre que estiver com medo, não tente esconder seus sentimentos.

Para começar, analise a situação e foque em coisas objetivas. Separe os sentimentos dos fatos e pense nas coisas como elas são. Muitas vezes seu medo de fracassar existe apenas devido à forma que você enxerga determinados problemas e situações. Deixe seu pensamento em dia e analise se vale a pena se preocupar com determinadas coisas ou se você apenas está com receio do pode dar errado.

Tenha um plano

Pense no que está dando medo caso você fracasse. Comece a se perguntar se esse fato é algo que pode acontecer já ou se você está apenas se antecipando. Se for algo que pode ocorrer nos próximos dias, crie uma tarefa e veja como resolver o problema. Caso seja algo que pode acontecer futuramente, antecipe-se e planeje o futuro. 

Entenda essa dica da seguinte forma: a ideia é traçar um plano para evitar que as coisas deem errado e não criar mais ansiedade. Nesse plano de ação trace objetivos reais para que você possa atingir sua meta resolvendo problemas.

Um exemplo prático: vamos supor que seu objetivo principal seja conseguir um emprego. E seu medo do fracasso seja justamente não conseguir trabalhar. Para conseguir atingir seu objetivo crie tarefas curtas e um plano de ação dividido em etapas simples. As tarefas a serem feitas podem ser separadas da seguinte forma: dar um tapa no currículo, deixar seu LinkedIn em dia, se candidatar a pelo menos uma vaga por dia, fazer networking com um colega por semana, etc. Ações diretas deixam poucas dúvidas sobre qual deve ser a próxima etapa e, com isso, pouco espaço para criar medo e ansiedade.

Seja comprometido

Comprometer-se com algo é uma ferramenta poderosa e motivadora. Se o seu sonho é correr uma maratona mas está com medo de fracassar e não conseguir terminá-la, comprometa-se pagando a taxa de inscrição com antecedência. A partir deste momento você tem uma motivação extra para treinar e um objetivo fixo.

Quando você coloca incentivo e motivação em suas atividades você é capaz de criar estratégias para alcançar o que deseja. Toda essa racionalidade vai acabando com seus medos. Siga seu plano e celebre cada pequeno objetivo conquistado. Assim que seus objetivos acabarem, pense em outros. Em um determinado momento você deixará de sentir medo e a motivação virá automaticamente.

Meus planos deram errado. E agora?

Não é todas as vezes que as coisas funcionam. Saber o que fazer quando algo dá errado e respeitar esse processo de falha é uma etapa importante na motivação. Grandes empresas sabem disso e muitas delas enfatizam o quão importante é fracassar. Essa é uma das melhores formas de aprender com seus erros é transformar a experiência em aprendizado.

Não deixe que suas falhas do passado alimentem seus medos. Quando algo der errado, faça duas perguntas:

  1. Eu fiz o possível para que as coisas dessem certo?
  2. Como eu poderia estar mais bem preparado para lidar com essa situação?

O medo pode ser uma forma para nos colocar para baixo ou para nos ajudar. Entenda seus medos como um grande peso amarrado em você: ele pode ser usado para te atrasar ou, se você souber lidar com ele, pode utilizá-lo para te jogar para frente.

A vida é repleta de escolhas. Não agir por ter medo de fracassar é aceitar a derrota. Por isso trabalhe sua mente para que você tenha uma abordagem mais lógica e proativa em relação às suas atitudes.