Pense só: você acabou de comprar algo e tirou a etiqueta; contudo, o adesivo deixou resíduos, que, por sua vez, deixaram a superfície grudenta. Não é frustrante? O método ideal para resolver a situação depende da gravidade do caso. Confira como proceder em alguns casos.
1. Esfregando, pressionando e raspando os resíduos
Transforme os resíduos do adesivo em bolinhas com os dedos. Isso fica mais fácil se eles forem recentes e não muito resistentes. Passe o dedo por toda a área, pressionando-a. O adesivo vai se enrolar, facilitando a sua remoção.
2. Raspe os resíduos com uma tesoura, um cartão de crédito velho ou uma faca. Se optar por algo afiado, alinhe a lâmina à superfície para não criar sulcos no local que está tentando limpar. O cartão de crédito é a melhor ferramenta para não correr esse risco.
3. Passe fita crepe nos dedos e pressione os resíduos. Deixe a fita bem justa, com o lado adesivo virado para fora. Depois, toque a superfície com força e de forma rápida para prender os resíduos nela. Por fim, repita o processo até não restar quase nada.
4. Esfregue os resíduos com um lenço molhado. Qualquer tipo de lencinho serve. Esfregue até tirar todo o restante do adesivo. Você pode ter de deixar a superfície secar e repetir o processo algumas vezes antes de terminar.
5. Ponha água e sabão em um recipiente. Este método funciona melhor com produtos como potes de vidro, que não são danificados quando mergulhados na solução. Use um recipiente grande, como uma tigela, que possa ser preenchido com um pouco d’água. Misture detergente de louça e água quente. Mergulhe a superfície do adesivo no recipiente por meia hora. Se tiver um pote de vidro, por exemplo, submerja toda a área com os resíduos. Depois desses 30 minutos, a cola vai se dissolver e facilitar toda a remoção.