Como remover o mofo e o bolor

04/12/2017 |

Não importa onde você viva, o mofo e o bolor podem ser uma questão complicada. Algumas vezes você os vê, outras não. Eles muitas vezes são negros, mas às vezes também são brancos. Embora você possa comprar algum produto de limpeza para combater o mofo, provavelmente já há vários materiais domésticos em sua casa que darão conta do recado, talvez de forma até melhor.

Confira algumas opções de limpeza para removê-los utilizando diferentes soluções.

Experimente uma mistura de água sanitária com água morna.

Misture uma xícara de água sanitária para cada litro de água morna. Pegue uma escova de cerdas médias, mergulhe-a na solução e esfregue mancha de mofo ou bolor. Não se esqueça de secar bem a superfície depois, pois a umidade promove o crescimento dos fungos.

  • Para os lugares de difícil acesso, primeiro coloque a solução num borrifador pequeno e aplique diretamente no mofo ou bolor, pulverizando-o. Em seguida, esfregue normalmente com uma escova.
  • Esta solução funciona melhor no mofo ou bolor presente em banheiros, cozinhas e outros cômodos domésticos com azulejos ou superfícies não porosas.
  • A água sanitária é muito eficaz para matar fungos e esporos de mofo. O ingrediente ativo nela, o hipoclorito de sódio, também é o ingrediente principal de muitos produtos de remoção de mofo.
Use vinagre.

Despeje vinagre branco ou de maçã em um borrifador, sem diluir em água. Pulverize a superfície mofada com o vinagre e esfregue a área afetada com uma escova. Seque o local completamente depois.

  • Use o vinagre apenas em superfícies não porosas, tais como azulejos. Nunca use na madeira.
  • Ao contrário da água sanitária, o vinagre é atóxico e não emite gases inebriantes. Suavemente ácido, o vinagre é considerado 80% eficaz na eliminação de mofo, bolor e de seus esporos.
Faça um bom uso da amônia.

Primeiro, verifique se a amônia que você usará é pura. Em seguida, misture uma parte de amônia em uma parte de água e despeje em um borrifador pequeno. Aplique a solução nas superfícies com mofo e bolor, esfregando até remover tudo. Remova o excesso de amônia com uma toalha limpa depois.

  • Nunca misture amônia com água sanitária. Essas duas substâncias, quando misturadas, criam uma substância química tóxica chamada gás clorídrico. Ele é prejudicial se ingerido ou até mesmo inalado.
  • Para as manchas mais resistentes de mofo ou bolor, borrife a superfície com amônia e deixe agir durante várias horas antes de esfregar e limpar.
Use água oxigenada.

Encontre uma água oxigenada de 10 volumes (daquelas para machucado, não use as de cabelo!) e transfira para um borrifador, sem diluir. Borrife a superfície mofada com água oxigenada, deixe agir por menos 10 minutos e, então, esfregue. Limpe o excesso de umidade para evitar que o mofo volte a se desenvolver.

  • A água oxigenada é uma ótima alternativa à agua sanitária e a outras soluções de limpeza mais fortes que parecem tóxicas e que liberam gases nocivos. A água oxigenada também é eficaz na remoção de manchas causadas por mofo.
  • A água oxigenada pode ser usada em diversas superfícies. Ela pode ser usada com segurança em roupas, pisos, luminárias, paredes e até mesmo em eletrodomésticos. Apenas certifique-se de fazer um teste antes de sair aplicando em tudo quanto é coisa, pois a água oxigenada pode desbotar roupas e outras superfícies.