Quem mora ou tem casa na praia sabe que a maresia é um inimigo invisível. Ela destrói móveis, fechaduras, eletrodomésticos, janelas e portões.
Pra quem pretende construir, opte por materiais resistentes à maresia: alumínio, PVC e latão. Madeira também é uma boa opção, mas deve ser escolhida com cuidado. Dê preferência às mais grossas e não se esqueça do selante, ele ajuda e prevenir os danos da maresia e também da umidade. Se você gosta do visual da madeira mas não quer se preocupar com os cupins, o PVC que imita a madeira é bem bacana e mais resistente, uma boa opção para decks. Para ambientes internos, existem cerâmicas muito bonitas que tem o formato de uma régua de madeira. Prefira pisos frios, eles são mais fáceis de lavar e conservam-se melhor na praia.
Itens de ferro devem ser evitados, pois deterioram-se com mais facilidade em um ambiente de praia. Dobradiças e fechaduras devem ser constantemente lubrificadas. Se suas dobradiças são de ferro, pense em substituir por latão ou aço puro. A substituição preventiva é melhor e mais barata que chamar o chaveiro sempre que a porta emperrar.
Se a sua casa fica fechada por muito tempo e cheira a mofo quando aberta, utilize uma solução de meio litro de água sanitária com meio litro de vinagre para a limpeza. Cuidado para não manchar, teste a solução em uma pequena parte do piso antes. Para limpar os armários, ferva água com vinagre e, quando esfriar, aplique com um pano úmido. Saquinhos de giz ou sílica em gel ajudam a evitar a umidade, bicarbonato de sódio, a tirar o cheiro.
Para proteger os eletrodomésticos é essencial limpá-los com água doce sempre que possível. Passar vaselina líquida também pode ajudar.
Aproveite as dicas e boa praia!