Como não ficar sobrecarregado com suas tarefas

30/05/2022 |
Como não ficar sobrecarregado com suas tarefas
Imagem de Davidqr por Pixabay

Todos os dias temos uma centena de coisas pra fazer e a sensação que nossas atividades nos “engolem”. Mas será que dá para não ficar sobrecarregado com nossas tarefas?  Antes de responder essa pergunta, é importante compreender por que isso acontece.

Segundo estudos psicológicos, quando nos sentimos sobrecarregados com nossas tarefas tendemos a ter uma resposta imediata para a situação, como se fosse uma fuga. Na maioria das vezes optamos pelo caminho mais curto: a procrastinação. Quando chega a hora de entregar determinada tarefa, corremos para fazê-la como se todas as forças das trevas estivessem atrás da gente e, isso causa a sensação de esgotamento que estamos sentido.

Para te ajudar a fugir dessa situação, reunimos algumas dicas para você não ficar sobrecarregado com suas tarefas.

1. Reutilize seu trabalho

Imagine que você precisa fazer uma apresentação que terá a sua biografia. Em algum lugar, você deve ter escrito algo a seu respeito, nem que seja em um antigo currículo. Ao invés de criar tudo do zero, que tal reaproveitar o que já fez? O exemplo é bem raso, mas válido. Se você quer fazer seu dia render, tente usar mais os materiais que já criou e faça pequenas modificações para entregá-lo mais rapidamente.

2. Tome decisões

Diariamente precisamos tomar decisões que impactam nossas vidas. Por exemplo, você está a dias pensando em cancelar sua assinatura de streaming e a desculpa é que “falta tempo”. Toda vez que você fica pensando em algo e não age causa uma sensação de esgotamento mental.

O ideal é não demorar muito para tomar decisões e agir assim que definir alguma coisa. O problema é que, muitas vezes é difícil de tomar certas decisões.

Nesse caso a dica é reconhecer quais variáveis são realmente importantes. Se você não deseja mais aquela assinatura de streaming, cancele. Caso queria assistir de novo um filme ou série que foi lançado, é fácil assinar novamente. Tomar decisões mais rápido irão ajudar a desafogar sua lista de tarefas e evitar a sensação de sobrecarga.

3. Para não ficar sobrecarregado, lembre-se: muitas vezes “Feito” é melhor que “Perfeito”

Muitas vezes somos perfeccionistas e perdemos muito tempo em determinadas tarefas. Ser cuidadoso em relação ao trabalho, pode ser bom, no entanto, gastar muito tempo com uma tarefa que muitas vezes não é complexa, pode ser estressante.

Ao gastarmos muito tempo em uma tarefa, perdemos o foco, procrastinamos e gastamos todo prazo possível para realizá-la. O ideal é trabalhar de forma ágil, criativa, instintiva e antecipar sua agenda. Isso fará com que você pare de ficar pensando no que precisa fazer e diminuirá a sensação de sobrecarga.

4. Conecte-se com outras pessoas do seu trabalho

Quando ficamos sobrecarregados com nossas tarefas é normal nos sentirmos ansiosos, nervosos e estressados. Muitas vezes, quando temos o apoio de um colega de trabalho, fica mais fácil de desenvolver certas atividades. Além disso, trocar ideias com outras pessoas da mesma área pode ajudar a resolver certos desafios.

Lembre-se: com todo excesso de tarefas e informação que temos, é comum nos sentirmos sobrecarregados e esgotados. Não se sinta desamparado ou sem esperança. Reflita sobre suas atividades, antecipe seu trabalho e diminua a carga que está carregando.