Como investir em debêntures incentivadas

21/08/2017 |

Uma alternativa de renda fixa para ter rendimentos acima da caderneta de poupança são as debêntures.

Como outros investimentos de renda fixa, a debênture é um título de crédito entre duas pessoas. Nesse caso, quem emite a debênture é uma empresa com o objetivo de obter dinheiro emprestado para satisfazer as necessidades financeiras dela.

A vantagem da empresa fazer isso é que ela pode pagar juros menores do que se contrair empréstimos com instituições bancárias. Ela também pode escolher a forma de resgate, correção monetária, enfim, pode adequar esse empréstimo de acordo com a forma mais interessante para si. Dessa forma acaba sendo bom para todos.

Características das debêntures incentivadas

Via de regra, as debêntures estão sujeitas ao pagamento de Imposto de Renda (IR), no entanto, as debêntures de infraestrutura (ou incentivadas) são isentas de IR – tornando-se, assim, bem atraentes para investimento.

Elas são do tipo pré-fixadas e em geral são remuneradas pela inflação oficial (IPCA) somada a um prêmio. Elas também possuem um prazo de vencimento longo, e seu tempo mínimo de vencimento é de quatro anos.

Como investir em debêntures incentivadas?

Primeiramente é necessário ter uma conta em banco ou corretora que trabalhe com esses títulos. É interessante também ter contato com um assessor de investimentos para lhe passar sempre as novidades mais interessantes sobre as debêntures que estão surgindo no mercado. Em seguida, precisará transferir o seu dinheiro da sua conta bancária para a corretora. A partir daí você estará pronto para comprar a sua debênture. Não se esqueça de verificar os custos para comprá-la!

Em resumo:

A debênture é um contrato título de crédito que você faz com uma empresa privada que podem ser conversíveis em ações ou não.

A sua tributação varia de acordo com a tabela regressiva de investimentos de renda fixa, sendo interessante verificar como as agências de risco classificam a debênture.

A aplicação mínima varia de acordo com o emissor. No geral é em torno de R$ 1.000,00 e o prazo varia de alguns meses a até mais de 10 anos (em poucos casos).

As debêntures são uma ótima alternativa para diversificar seus investimentos de renda fixa, mas para investir você precisa ter uma conta em um banco ou corretora que trabalha com esses títulos. Antes de tudo, você deve verificar os custos para comprar sua debênture.