O Brasil produz mais de 160 mil toneladas de lixo por dia. Aproximadamente 57% desse volume é de matéria orgânica, ou seja, restos de alimentos. O melhor destino para esses resíduos é a compostagem. Esse método permite transformar a matéria orgânica em adubo e é capaz de diminuir a quantidade dos lixos encaminhados para os aterros sanitários. Hoje nós vamos te ensinar como fazer uma composteira.
Como fazer uma composteira
A composteira com minhocas californianas é ideal para casas e apartamentos. Se feita corretamente ela não exala odores e nem atrai insetos. Aprenda como fazer uma composteira para usar em casa ou no apartamento.
Materiais
- 3 caixas plásticas escuras com tampa. Se preferir, pode utilizar baldes de gordura vegetal (eles são facilmente encontrados em qualquer panificadora ou restaurante);
- 1 kit de torneira;
- 1 furadeira;
- 1 meia calça de nylon;
- Substrato com cerca de 100 minhocas californianas;
Como fazer
- Numere as caixas plásticas de 1 a 3. Isso irá facilitar as instruções de montagem;
- Nas caixas 1 e 2, com auxilio da furadeira, faça alguns furos nas laterais superiores. Eles servirão para a circulação de ar;
- Ainda com a furadeira, faça vários furos no fundo das caixas 1 e 2;
- Nas tampas das caixas 2 e 3, faça um recorte circular. Isso vai servir para que o chorume escorre de uma caixa para o outra;
- Fixe a meia calça entre a tampa e a boca da caixa 3. Esse procedimento serve para que as minhocas não caiam no chorume.
- Na caixa 3 instale a torneira. É por lá que será coletado o líquido.
Como montar a composteira
- Empilhe as caixas na ordem numérica. A caixa 1 fica no topo. Durante o tempo da compostagem as caixas 1 e 2 trocam de posição. A caixa 3 fica sempre fixa na base;
- Na caixa 1 coloque as minhocas e o substrato que elas estão envoltas. Isso protege os animais do contato direto com os alimentos que ainda não estão em fase de decomposição, criando um ambiente ideal para eles;
- Coloque na caixa 1 os resíduos orgânicos da cozinha (ricos em nitrogênio). Em seguida, coloque uma camada de material vegetal seco, tais como serragem, grama cortada ou folhas secas (ricos em carbono). Uma boa proporção é três partes de materiais ricos em carbono para uma parte de materiais ricos em nitrogênio. Esses materiais serão adicionados aos poucos, até encher a caixa 1.
- Quando a caixa 1 estiver cheia, troque ela de lugar com a caixa 2. Todo o resíduo que estiver na caixa 2 neste momento é adubo e ele pode ser retirado para uso.
- Faça o mesmo procedimento de preparo com o substrato, as minhocas, o material orgânico e a camada de vegetais secos na caixa 2.
- O tempo de decomposição dos materiais varia entre 45 e 60 dias.
- Depois desse período, todo conteúdo formado nas caixas 1 e 2 são adubos naturais que podem ser utilizados em jardins hortas. Eles são conhecidos como húmus de minhoca.
- Uma maneira simples de verificar se o adubo está pronto é observar se o conteúdo se tornou uma massa uniforme, sem cheiro e sem nenhum resíduo alimentar visível.
- Para retirar o humus de minhoca deixe a caixa com a tampa aberta em um local com bastante luz. Assim que as minhocas se esconderem na terra, retire o adubo aos poucos para não machucá-las.
- Quando os resíduos de matéria orgânica se decompõe, um líquido escuro vai ser armazenado na caixa 3. Esse líquido é um poderoso fertilizante natural e poderá ser retirado pela torneira. Ele deve ser utilizado diretamente no solo, em fruteiras e em hortas. Esse chorume deve ser diluído em água (1 medida de chorume para 10 medidas de água) e pode ser aplicado semanalmente ou quinzenalmente.
O que colocar na composteira
Você pode colocar na composteira: restos de frutas e verduras, borra de café com filtro, restos de pães (umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardim, grama cortada, cascas de ovo (preferencialmente moídas) guardanapos usados e sabugos de milho em pedaços.
O que não colocar na composteira: resíduos de carne, restos de queijo, fezes de cachorro e papel higiênico.
Evite colocar na composteira: cascas de frutas cítricas, folhas de jornal coloridas, alimentos temperados com sal ou açúcar.