Como fazer um terrário

08/11/2021 |
Como fazer um terrário

Cultivar plantas em casa ajuda em nosso lado emocional. Há quem diga que prefere não ter plantas por falta de tempo, jeito para cuidar ou falta de espaço. Para ajudar essas pessoas, hoje vamos mostrar como fazer um terrário.

Os terrários são conhecidos como mini jardins. Eles geralmente são feitos com plantas próprias para serem cultivadas em recipientes abertos ou fechados e, escolhendo a espécie certa, é possível fazer com que seu terrário se desenvolva sem muitos esforços. Ao montar um terrário o objetivo é criar um ecossistema independente que exija poucos cuidados. Seu terrário será objeto bonito e servirá para decorar sua casa, quintal ou escritório.

Aprenda como fazer um terrário

Materiais necessários

  1. Recipiente do tamanho e modelo de sua escolha. Se você optar por fazer um terrário fechado, veja se a planta escolhida se dá bem dentro deste ecossistema;
  2. Plantas à sua escolha. Para terrários abertos, cactos e suculentas são os mais usados. Para terrários fechados, há uma lista de espécies indicadas mais abaixo;
  3. Pedras de aquário, pedras decorativas, areia colorida e outros objetos. Essa parte é opcional e vai de acordo com seu gosto.
  4. Pedra cascalho;
  5. Areia de construção;
  6. Carvão vegetal;
  7. Terra.

Como montar um terrário: passo a passo

  1. No fundo do recipiente, coloque uma camada de cascalho. Em seguida adicione uma camada de areia de construção;
  2. Sobre a areia, coloque cerca de 1cm de carvão vegetal (se o recipiente for muito pequeno, pode ser uma quantidade menor. Caso ele seja maior, pode aumentar para 2cm);
  3. Depois, coloque terra o suficiente para que sua planta tenha a raiz envolta por ela;
  4. Acomode as plantas na disposição que desejar. Deixe-as firmes para não tombar;
  5. Decore o ambiente com pedras de aquário, areia colorida e o que mais sua imaginação mandar. Só tome cuidado para não cobrir as plantas;
  6. Esse é um passo opcional. Você pode fechar seu terrário e ver como as plantas viverão lá dentro. Para isso é necessário regar antes de tampar.

Terrário fechado

Um terrário fechado cria um micro-ambiente auto-suficiente. Ou seja, uma vez fechada a tampa, a planta irá sobreviver sem problemas. Você só deverá abrir seu terrário para fazer uma poda ou algum outro tipo de manutenção.

Para fazer um terrário fechado é preciso escolher plantas que gostam de calor e umidade. Como geralmente esses terrários ficam dentro de casa, outra dica é escolher vegetais que prosperam melhor na luz indireta.

Cactos e suculentas geralmente não se saem bem nesses ambientes. Nesse caso, sugerimos outras opções.

Plantas ideias para terrários fechados

Peperomia: planta pequena, compacta, com folhas grossas, carnudas e lisas. A Peperomia, geralmente, não chega a 30cm de altura. A mais indicada para terrários é a Peperomia Esmeralda (Peperomia caperata), sua altura é de 8cm a 15cm.

Peperomia Esmeralda
Peperomia Esmeralda

Pilea: é uma planta da família Urticaceae (urtiga). Possui uma elegante folhagem e é versátil em relação à iluminação. Ela raramente floresce em ambientes internos e cresce até 15cm de altura.

Pilea
Pilea

Planta Nervosa: as Fittonia albivensis são plantas coloridas geralmente encontradas no chão das florestas tropicais do Peru e da Colômbia. Gostam de temperaturas quentes, alta umidade e sombra parcial ou total. Ela é ideal para terrários que ficam em ambientes internos.

Planta Nervosa
Planta Nervosa

Musgos: por absorverem água através de suas folhas, os musgos precisam estar em contato constante com a umidade. Devido ao seu perfil, eles não ocupam muito espaço vertical e preferem sombra total, não se importando em serem bloqueados por folhagens e plantas maiores.

Musgos
Musgos

Selaginella: também chamados de Musgos de Espiga, essa espécie é muito durável e funciona bem como cobertura do solo. São plantas pequenas e com uma ampla variedade de cores e texturas. Se dão melhor em sombra parcial e total.

Selaginella ou Musgos de Espiga
Selaginella ou Musgos de Espiga

Samambaia de Botão de Limão: as samambaias gostam de ambientes quentes e úmidos. Por isso, elas são ideais para terrários fechados. A Samambaia de Botão de Limão (Nephrolepis cordifolia) é pequena e adorável. Ela também prefere luz solar filtrada média a brilhante.

Samambaia de Botão de Limão
Samambaia de Botão de Limão

Hera inglesa: a hera inglesa (Hedera helix) é uma planta miniatura resistente, fácil de cultivar que absorve calor e umidade, desde que não receba muita luz. Ideal para terrários fechados que ficam dentro de casa.

Hera Inglesa
Hera Inglesa

Planta de Lágrimas de Bebê: as Lágrimas de Bebê (Soleirolia soleirolii) também adoram calor, umidade, luz solar indireta. Elas possuem folhas pequenas, aparência delicada e traz um charme a qualquer terrário. No entanto é uma planta de crescimento rápido e que tem capacidade de se reproduzir facilmente. Ao cultivar as Lágrimas de Bebê esteja pronto para podá-la frequentemente para que seu terrário fique sempre bonito.

Lágrimas de Bebê

Figo Rastejante: essa planta cresce como uma densa cobertura do solo ou como uma trepadeira. Ela é pequena e resistente. Se for colocá-la em seu terrário, escolha a espécie Bellus (Ficus pumila). A Bellus tem taxa de crescimento média, tornando-se mais adequada para terrários fechados.

Figo Rastejante
Figo Rastejante

Planta Confete: essa planta irá dar mais cor para seu terrário. Ela possui folhas bonitas, manchadas de roxo, rosa, vermelho ou branco. A Planta Confete (Hypoestes phyllostachya) adora calor e umidade e prefere uma iluminação indireta média.

Planta Confete

Pothos de ouro: Pothos Dourado (Epipremnum aureum), Hera do Diabo, Hera Arum ou Hera da Ilha de Salomão é uma planta quase indestrutível. Extremamente versátil, sua maior preocupação ao plantar será mantê-la podada para que não se torne muito irregular.

Pothos Dourado, Pothos de Ouro, Hera do Diabo, Hera Arum ou Hera da Ilha de Salomão
Pothos Dourado, Pothos de Ouro, Hera do Diabo, Hera Arum ou Hera da Ilha de Salomão

Orquídea em miniatura Phalaenopsis: essas orquídeas em miniatura são uma excelente opção para um terrário fechado. Elas possuem flores que duram meses e preferem pouca luz e muita umidade, sendo ideias para o microclima criado.

Orquídea em miniatura Phalaenopsis

Planta Aranha: essa planta é versátil e se dá bem com alta umidade e pouca iluminação. Ela possui possui folhas verdes com listras brancas. A espécie Variegatum é uma versão menor, sendo ideal para o cultivo em terrários fechados.

Planta Aranha