A pandemia do COVID-19 nos mostrou a importância de sempre manter as mãos higienizadas e limpas. O ideal é sempre lavá-las. No entanto, quando não houver água e sabão por perto, é possível utilizar outro produto. Hoje vamos ensinar como fazer um desinfetante para as mãos.
Esse desinfetante é eficaz e mata 99,9% dos germes, vírus e bactérias.
Como fazer um desinfetante para as mãos
Esse desinfetante para as mãos é fácil de fazer e é similar ao álcool gel vendido em farmácias e supermercados. A principal diferença é que ele terá um aroma mais agradável.
Materiais Necessários
- ⅔ xícara de álcool isopropílico;
- ⅓ xícara de gel de aloe vera puro (extraído da folha da babosa);
- De 8 a 10 gotas de um óleo essencial (lavanda, cravo, canela e hortelã-pimenta são as melhores opções);
- Funil;
- Recipiente de plástico para guardar.
Modo de fazer
Misture o álcool e o aloe vera em uma vasilha até a substância ficar homogênea. Se quer um higienizador mais grosso, coloque mais uma colher de aloe vera. Caso prefira uma solução mais rala, dilua com mais uma colher de álcool.
Em seguida, aos poucos, adicione o óleo essencial à sua escolha. Misture bem até ficar com a fragrância de seu agrado. Por fim, com a ajuda de um funil, despeje seu desinfetada para as mãos em uma garrafinha ou recipiente portátil. O que sobrar, voc&ê pode guardar em um potinho com tampa.
Lembre-se: o ideal é lavar suas mãos com frequência. Esse desinfetante deve ser usado com sabedoria pois ele podem deixar sua mão ressecada.