Como fazer esfoliante caseiro com sal

11/05/2018 |

O esfoliante de sal é ótimo para esfoliar e hidratar sua pele. Ele pode ser feito em casa, com alguns ingredientes simples, e você pode usar receitas ou arriscar nas suas próprias criações. Também é possível acrescentar corantes e fragrâncias ao produto caseiro para deixá-lo mais interessante e dar a ele propriedades relaxantes ou revigorantes. Depois de aperfeiçoar sua receita, você pode colocar o esfoliante em potes decorados e dá-lo de presente.

1. Escolha o sal.
Nesse tipo de produto, o sal é usado como um esfoliante, que remove as células mortas e deixa a pele macia e suave. Há diversos tipos de sal que você pode usar, incluindo o sal de cozinha, o sal marinho, o sal rosa do Himalaia, o sal do Mar Morto, o sal grosso e o sal amargo.
Os mais comuns usados nessas receitas são o sal marinho e o sal amargo. O tipo de sal, porém, não é tão importante quanto a textura dele. Para fazer um esfoliante com esse ingrediente, prefira um sal mais fino, pois ele atua melhor nessa função.
Você também pode misturar tipos diferentes de sal em um mesmo esfoliante.
É possível ainda trocar parte ou todo o sal da receita por açúcar refinado, açúcar mascavo, café, aveia ou cascas de noz moídas.

2. Escolha um óleo carreador.
Ele é a base que manterá o esfoliante de sal junto e também vai hidratar sua pele. Você pode usar óleos especiais ou o que tiver na despensa. Para não escorregar no banho, escolha um óleo de consistência rala ou média que seja fácil de lavar:[2]
Os óleos de semente de uva e jojoba são ralos e têm um cheiro bem fraco;
O óleo de amêndoas doces tem consistência média e aroma suave;
Os óleos vegetais, o óleo de canola e o azeite de oliva são médios e têm pouco cheiro;
O óleo de coco é médio e tem um cheiro bem forte e doce;
Os óleos de amendoim, nozes e avelã vão de ralos a medianos e têm um aroma de nozes;
O óleo de rícino é grosso e difícil de remover.

3. Personalize o esfoliante com fragrâncias.
O esfoliante não precisa de mais nada além de sal e óleo, mas você pode acrescentar fragrâncias e óleos essenciais se quiser alterar o aroma dele. Você pode escolher fragrâncias de que goste, que combinem com a estação do ano ou que lembrem uma data comemorativa. Veja se elas podem ser usadas na pele.
Os óleos cítricos, como os de limão, laranja e toranja, são frescos, energizantes e ótimos para esfoliantes com tema de primavera-verão.
Óleos florais, como os de ylang-ylang, rosa e gerânio, são doces e lembram o clima quente.
Os óleos de menta e canela são revigorantes e têm a ver com o inverno.
Lavanda, baunilha, camomila e olíbano são fragrâncias bem relaxantes.

4. Misture os ingredientes.
Ache um pote de vidro com tampa para guardar o esfoliante. Despeje o sal dentro dele, seguido pelo óleo carreador. Por último, pingue algumas gotas de óleos essenciais ou fragrâncias até chegar a um aroma do jeito que você goste. Mexa bem antes de usar.