Como fazer difusor com palitos

16/03/2018 |

Sem a cafonice e o odor sufocante dos produtos aromatizantes de ar comerciais, os difusores com palitos se tornaram uma maneira popular de refrescar e perfumar gentilmente os ambientes internos, já que são mais seguros e duradouros de perfumar o lar sem ter que recorrer a chamas, cera quente, produtos químicos ou eletricidade necessários ao uso de diferentes aromatizante de ar comerciais.

Embora os difusores com palito sejam vendidos em muitas lojas, os melhores difusores podem ser caros e não te darão a certeza dos compostos que estão sendo difundidos no ar, já que o rótulo provavelmente não irá divulgar os seus constituintes químicos. Ao invés de gastar uma fortuna e de respirar compostos voláteis, faça seu próprio difusor com palitos em casa que combina tanto o perfume que você adora, quanto contém apenas aquilo que você quer.

Confira como fazer o seu em casa!

1. Encontre ou compre um frasco apropriado para abrigar o difusor. Compre garrafas de vidro com gargalo estreito ou limpe e reutilize as garrafas dos difusores antigos, perfumes que acabaram, ou outros produtos de beleza. Também é uma ótima ideia reutilizar recipientes não óbvios, como garrafas coloridas, garrafas de refrigerante ou cerveja, garrafas de leite e outras garrafas, vasos de flores, saleiros ou pimenteiros e outros itens similares para fazer os difusores com palitos. Exercite a sua imaginação a cada vez que você estiver frente a frente com um possível recipiente que você não tem certeza de como usar!

2. Encontre varetas de madeira apropriadas (também conhecidas como palitos) para adicionar ao recipiente do difusor. Use varetas novas, já que varetas antigas perdem a eficácia quando saturadas por óleo. Embora você possa comprar varetas prontas, apropriadas para este propósito, você também pode usar varetas de bambu disponíveis em diversos supermercados.

3. Decida que óleo ou base de difusor você irá usar. A escolha da base do óleo para o difusor inclui o óleo perfumado ou dipropilenoglicol (uma fórmula com baixa toxicidade[1]), ou uma base de óleo para difusor como açafrão ou amêndoas. De forma alternativa, você pode comprar frascos de óleo perfumado para difusor que já estejam misturados.

4. Preencha as garrafas dos difusores ou recipientes com aproximadamente 75 a 85% da capacidade delas com o óleo. Não coloque o óleo até encher o recipiente – pode acabar transbordando quando você puser as varetas.

5. Coloque as varetas e o óleo e deixe descansar por uma hora. O número de varetas para cada difusor varia de acordo com a intencidade da fragrância do óleo e o tamanho do recipiente que você está usando – julgue de acordo. Aumente o número de varetas para permitir que o ar entre, ou diminua as varetas para que o óleo demore mais a subir. Depois de uma hora, você deve perceber o óleo penetrando lentamente nas varetas.

6. Troque as varetas de lado depois de uma hora para saturar a parte de cima das varetas que fica do lado de fora, acima do óleo. Isso ajuda a acelerar o processo de penetração do óleo, fazendo com que ele penetre mais rapidamente em toda a vareta.

7. Coloque o difusor em algum lugar de sua preferência. Coloque onde ele não possa ser derrubado, ou mexido por crianças ou animais curiosos. Certifique-se de mantê-lo longe de qualquer eletrodoméstico, caso ele seja derramado. Espere uma leve fragrância começar a perfumar o seu ambiente dentro de 24 horas. Verifique semanalmente para ver se o difusor precisa de um retoque. Depois de algumas semanas, o difusor deve estar vazio e deve ser limpado completamente antes de adicionar novas varetas.