Como diminuir o medo do seu pet de fogos de artifício

22/12/2014 |

destaque-medo-de-fogosAs festas de final de ano chegaram e além dos tradicionais jantares em família, os fogos de artifício também estarão presentes na virada do ano. O problema é que animais de estimação possuem uma maior sensibilidade auditiva e o barulho costuma deixar os pets assustados, podendo causar até acidentes.

Durante a queima de fogos, prefira deixar seu peludo dentro de casa e sob seus cuidados. Feche as janelas e portas para abafar o som e aja normalmente. Evite ficar chamando ou pegando seu animal no colo, pois ele pode associar isso a coisas ruins. Nunca deixe seu pet sozinho nesses casos. Alguns animais com problemas conhecidos de respiração e coração devem ser vigiados para que não tenham nada mais grave. Parece muito, mas alguns chegam a ter convulsões e até a ter parada cardiorrespiratória devido ao estresse provocado pelo barulho.

Outra dica para evitar uma crise de susto no bichano é aumentar o volume da televisão ou ligar uma música e brincar com ele enquanto acontecem os fogos. Você também pode acostumá-lo com o barulho aos poucos. Veja como:

Encontre um vídeo de fogos de artifício e coloque em volume baixo enquanto brinca com seu cachorro e lhe dá petiscos. Ele vai associar o som com algo bom. Gradativamente aumente o volume do vídeo e observe como seu cão reage, Faça isso ao longo de alguns dias até chegar ao ponto do seu cão se acostumar com o som, mesmo no volume máximo. Lembre-se de sempre associar o som a uma brincadeira ou alguma coisa que ele goste. Assim, você ajudará seu pet a ficar mais tranquilo com os barulhos.