Como descobrir se um ovo está estragado

02/05/2022 |
Como descobrir se um ovo está estragado
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Imagine só: você está preparando um bolo, quebra 3 ovos em cima da farinha e, assim que quebra o quarto ovo, descobre que ele está podre. Isso é frustrante. Mas não se preocupe: hoje vamos ensinar você a descobrir se um ovo está estragado.

O primeiro passo para descobrir se o ovo está estragado é descobrir se o produto está fresco.

Para fazer isso coloque o ovo dentro de um copo ou vasilha com água. Caso o ovo flutuar, ele não está mais fresco. Isso ocorre pois há uma pequena bolsa de ar dentro dos ovos e, com o passar do tempo, mais ar passa pela casca e se instala dentro dele. Conforme a bolsa se expande, mais o ovo flutua.

Então, se liga:

  • Se o ovo afundar, ele está pico do frescor;
  • Se o ovo afundar de pé, na base do copo, ele não está mais fresco mas pode ser consumido sem problemas;
  • Se o ovo flutuar, ele não está mais fresco. Isso não significa que o ovo está estragado, mas é o ideal é testá-lo abrindo e procurando sinais de que ele está bom.

Quer descobrir se um ovo está estragado? Então chacoalhe-o!

Quando um ovo envelhece, a umidade e o dióxido de carbono escapam pela casca. Isso faz com que a clara e a gema comecem a se ressecar e encolher, logo, a bolsa de ar se expande dentro da casca.

Com uma bolsa de ar maior, há espaço para o conteúdo se mexer, emitindo um som de líquido em movimento. Ao chacoalhar um ovo, ele não deve emitir sons. Caso isso ocorra, há grandes chances do ovo estar estragado.

Quebre o ovo em um prato

Se você está com dúvida se o ovo está bom ou não para consumo, quebre-o dentro de um prato ou tigela. Ovos velhos tendem a se espalhar muito ou parecem aguados. Além disso, se a gema estiver plana e quebrar facilidade ou ainda se a clara estiver grossa e transparente, significa que ovo é velho.

Na maior parte dos casos, ovos velhos ainda não estragaram. Ovos podres exalam um odor volto sulfuroso e devem ser jogados fora.

Outras dicas para consumir ovos frescos

  • Sempre que for comprar ovos, verifique a data de validade. Caso você os mantenha refrigerados, eles devem permanecer frescor por, pelo menos, 30 dias além da data da embalagem;
  • Jogue fora quaisquer ovos que sejam mantidos em temperatura ambiente por duas horas ou mais depois de terem sido refrigerados. Um ovo frio em um ambiente quente começa a transpirar. Isso estimula o crescimento de bactérias dentro e fora da casca e aumenta o risco de contaminações;
  • Para prevenir variações de temperatura, o ideal é que o ovos sejam guardados na parte mais fria da geladeira, e não na porta! A temperatura da porta tende a variar por causa da abertura frequente, o que pode fazer com que os ovos transpirem;
  • Não lave os ovos! Ovos não lavados possuem uma barreira protetora que mantém as bactérias afastadas;
  • Para pessoas com alto risco de intoxicação (crianças pequenas ou idosos, por exemplo), devem sempre consumir ovos no pico do seu frescor. Mesmo eles continuarem bons após algumas semanas, essas pessoas podem ter sistemas imunológicos mais fracos e isso pode ocasionar problemas de saúde.

Veja também: