Como cozinhar sem riscos de contaminação

21/11/2014 |

destaque-cozinhar-sem-riscoO cuidado com o preparo dos alimentos começa no momento da compra: estado de conservação, temperatura e transporte. Escolha sempre lugares que se preocupam com o armazenamento e refrigeração adequadas. Depois disso, para preparar os alimentos, os cuidados são ainda maiores. Confira.

Ambiente

Manter o ambiente da cozinha, os utensílios e equipamentos limpos é essencial para manter a qualidade do alimento a ser preparado. Retire todos os anéis, brincos e relógios, mantenha o cabelo preso e evite manusear a comida se estiver com algum ferimento nas mãos. Na dúvida, use luvas descartáveis.

Tábua de corte

A tábua de corte é uma grande vilã da cozinha se não lavada e armazenada corretamente. Aprenda como lavar as tábuas de corte e as mais indicadas.

Panos

Os panos de prato também são o ambiente perfeito para microorganismos. Para se proteger, troque com regularidade os panos e lembre-se de separar o pano para secar as mãos do pano para secar os utensílios.

Louça suja

Restos de comida nas louças dentro da pia são propensos para germes e bactérias se proliferarem. Por isso, se não for possível lavar a louça imediatamente após as refeições, retire os restos de comida e deixe-as de molho em água e sabão.

Bichos de estimação

Mesmo que seu animal de estimação esteja sempre de banho tomado, é bom evitar que ele fique na cozinha, para evitar contaminação.

Temperatura ideal

Após o preparo, nunca deixe os alimento por mais de 2 horas fora da geladeira. Se quiser facilitar o resfriamento, coloque os alimentos destampados na geladeira e, após 2 horas, cubra-o.

Limpeza

Além das panelas e louças, os aparelhos usados para o preparo precisam estar limpos. Microondas, fogão, liquidificador e geladeira se não estiverem bem limpos, contaminam até os alimentos mais bem preparados.