Congelar alimentos como frutas, legumes e carnes é ótimo para quem enfrenta uma rotina corrida. No entanto, para evitar que esses alimentos estraguem na geladeira, é preciso fazê-lo da maneira correta.
Essas práticas aumentarão a validade do alimento, evitarão o desperdício e ainda ajudarão a preservar os nutrientes. Confira:
Aprenda como congelar alimentos com segurança
Embale a vácuo: embalar os alimentos a vácuo é a maneira mais correta de congelá-los com segurança. Desta maneira, a comida não entra em contato com o ar frio do freezer e é capaz de aguentar mais tempo. Atualmente, existem diversas seladoras a vácuo no mercado por preços bem acessíveis.
Use embalagens adequadas: potes de vidro ou sacos com fechamento hermético são ótimas opções para congelar alimentos. Para fazer isso, retire o máximo de ar possível da embalagem. Caso utilize sacos plásticos, eles precisam ser livres de Bisfenol A (BPA). Além disso, utilize embalagens adequadas para o tamanho do alimento, evitando o excesso de ar e o acúmulo de líquidos que geram cristais de gelo.
Deixe o freezer respirar: utilize somente 75% (¾) da capacidade máxima do congelador. Isso é importante para que os alimentos possam receber ar frio o suficiente para manterem uma temperatura baixa.
Alguns alimentos não podem ser congelados: alguns pratos podem sofrer alterações no sabor, textura e até nos nutrientes. Não devem ir no congelador: maionese, verduras cruas, frituras, macarrão cozido, gelatina, ovos e batata.
Cuidado com a validade: alimentos congelados também têm prazo de validade. Cole um adesivo, escreva o tipo de alimento e a data do congelamento. Isso irá ajudar na sua logística. O prazo de consumo seguro é o seguinte:
- Carne bovina crua: até 12 meses;
- Hambúrgueres e carne de frango: 9 meses;
- Peixes magros: 6 meses;
- Frutas e hortaliças: de 1 a 3 meses;
- Salsicha, linguiça e bacon: 2 meses;
- Marmitas congeladas: de 15 a 30 dias.
Veja também: