Água com gás é tão saudável quanto a água mineral?

02/08/2021 |
Água com Gás é saudável

Tomar água é fundamental para a saúde. Várias funções vitais do organismo dependem de água para funcionar adequadamente. No entanto, será que a água com gás é tão saudável quanto a água mineral? Dá pra trocar água tradicional por água carbonatada?

Nutricionistas consultados pela Revista Vertical garantem que sim. A composição da água gaseificada é igual a água sem gás. Isso significa que ela também hidrata, ajuda a eliminar toxinas, auxilia na absorção de nutrientes e na regulagem da temperatura corporal.

A única diferença entre elas é que a água gaseificada tem o acréscimo de gás carbônico (CO2). Conforme a fonte e o fabricante pode haver uma pequena variação nas quantidade de minerais, em especial no sódio. No entanto essas quantidades não chegam a ser maiores que alguns tipos de água mineral.

Vantagens de tomar água com gás

A água com gás tornou-se uma opção para muitos paladares por conta do “sabor”, refrescância e por ser uma alternativa saudável ao ser comparada com refrigerantes e outras bebidas cheias de açúcar. Além disso a água com gás é um pouco mais ácida, isso ativa as proteases, enzimas que digerem as proteínas no organismo.

Outro ponto positivo da água com gás é que ela ajuda a limpar as papilas gustativas. É por essa razão que as cafeterias servem um copinho de água junto com o café. Tomar água com gás deixa as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos que serão consumidos em seguida.

Apesar de todos esses benefícios a água com gás pode causar dilatação estomacal, provocando inchaço e desconforto. No entanto, isso é algo temporário. Assim que o gás carbônico presente na água se dissolve, essa sensação passa. Eructar (arrotar) alivia o quadro mais rapidamente.

Pessoas que se sentem mal após a digestão ou possuem problemas gastrointestinais, tais como gastrite, refluxo ou síndrome do intestino irritável devem evitar consumir água com gás. Outro grupo que precisa tomar cuidado são as crianças. Nesse caso, essa precaução é apenas por uma questão de hábito, pois é importante que elas se acostumem com água comum e não apenas com bebidas saborizadas.

Algumas pessoas não acreditam que água com gás seja tão saudável quanto água mineral. No passado, o líquido carregava a fama de enfraquecer os ossos, danificar o esmalte dos dentes e diminuir a absorção de nutrientes. No entanto, nada disso possui comprovação científica. Algumas mulheres ainda acreditam que consumir CO2 cause (ou piore) a celulite. Porém não é o gás o responsável por esses problemas e sim o açúcar e sódio, substâncias encontradas em refrigerantes.

Se você quiser comprar uma água com gás saborizada, opte pelos produtos que não levam açúcar. No entanto, para sua saúde, o melhor mesmo é criar o sabor em casa, acrescentando limão, laranja, hortelã, gengibre ou o que sua imaginação permitir.