4 dicas para ler mais livros

01/02/2021 |

2020 fingiu ser uma ótima oportunidade para ficar em casa, conseguir mais tempo livre e ler mais livros. No entanto, acabou se revelando um ano traiçoeiro. A nova rotina, com home office e a impossibilidade de sair deixou muita gente cansada mentalmente. Isso, automaticamente, fez com que nos afastasse-mos dos livros na estante. Agora é hora de tirar o atraso e pensar em como ler mais em 2021.

O grande desafio dos livros é arranjar tempo para ler. Várias pessoas ao longo da história tentaram desenvolver técnicas para ler mais rápido. Há autores que defendem que a maioria dos livros não vale a pena serem lidos por completo. Segundo essas pessoas é possível compreender um livro apenas folheado algumas páginas e lendo as conclusões. Há outras pessoas que preferem uma leitura superficial, lendo as páginas de forma mais rápida, só para entender a ideia geral.

Essa leitura dinâmica, num momento, pode até parecer útil. Mas a obsessão em ler mais rápido e aprender mais coisas em menor tempo está errada. Ler dois livros, não torna uma pessoa duas vezes mais culta que alguém que leu apenas um livro com atenção. A resposta para essa questão, não é ler rápido, mas ler bem. 

Confira 4 dicas para ler mais.

1. Leia um livro de não ficção e tente aplicar uma lição aprendida nele

Bons livros (inclusive de ficção), são aqueles que trazem aprendizados para a vida. É muito bom ver uma ideia em um livro e aproveitá-la em sua rotina. Quando você consegue fazer isso, é possível que a ideia do livro fique em sua cabeça para sempre.

Lembre-se: ler pouco é melhor do que não ler. E se o livro for bom, mesmo analisando-o superficialmente, é possível que você sinta vontade de ler tudo. Na dúvida, experimente ler um capítulo inteiro (não necessariamente o primeiro) e veja como você se sente. 

2. Leia superficialmente os livros mais objetivos

Se você não costuma ler por prazer e sim para estudar ou para encontrar inspirações para a vida a leitura superficial pode ser útil. Livros de autoajuda, acadêmicos ou com fins inspiradores em geral, podem ser lidos assim. Não fique com peso na consciência em ler desta forma pois o livro não está sendo lido por prazer e sim devido a um objetivo que deve ser atingido.

3. Abandone livros que você não gosta

Quando você come forçado apenas para não jogar comida fora, como você se sente? Geralmente é um sentimento de culpa e que deveria ter pedido menos, certo? O mesmo vale para um livro que já está te cansando e se sente obrigado a terminar.

4. Leia sem pressa

Ao encontrar um livro que você realmente goste, pare de se cobrar e acelerar. Diminua a velocidade de leitura, faça anotações se for preciso e releia o que não entendeu. Se o livro for seu, sublinhe, escreva nas páginas e relacione as ideias do livro com outras experiências que você pode ter tido.

A leitura dinâmica é uma ferramenta para ajudar a retirar informações de um texto. Ela não precisa substituir o prazer de ler. Saber que você está tendo boas horas com um livro, vai te ajudar a ler mais e melhor.