O Jardim Botânico de Curitiba é principal cartão postal da capital paranaense. A estufa de vidro faz parte do imaginário de toda pessoa que já visitou ou pensou em visitar a cidade.
Em 2007 o Jardim Botânico de Curitiba ficou em primeiro lugar em um concurso realizado pelo site Mapa-Mundi no qual elegia-se as sete maravilhas do Brasil. Ele ganhou o título junto com outras construções imponentes como o MASP, Ladeira do Pelourinho, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Catedral Metropolitana de Brasília, Forte dos Reis Magos em Natal e Teatro Amazonas em Manaus.
Inaugurado em 1991 o Jardim Botânico de Curitiba é um dos mais belos e visitados parques da cidade. Ele possui uma área total de 245 mil m². Esse espaço é preenchido por jardins floridos, cantinhos para piquiniques, um bosque de preservação permanente e vários cenários para fotos.
Seu nome oficial é Jardim Botânico Municipal Francisca Maria Garfunkel Richbieter. Ele é uma homenagem a pioneira do urbanismo de Curitiba. Cada cantinho deste parque reserva uma beleza incomparável e um charme único.
O perfume das flores deixa o passeio ainda mais agradável e o colorido dos jardins dão um ar mais vivo para a “fria” Curitiba.
Motivos para visitar o Jardim Botânico de Curitiba
Estufa do Jardim Botânico
A estufa principal do Jardim Botânico de Curitiba é feita no estilo Art Noveau. Ela foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, uma construção do século XIX. A estufa é totalmente climatizada e em seu interior há espécies de plantas da Mata Atlântica, tais como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior também é possível ter uma vista privilegiada do jardim francês, uma área construída com desenhos geométricos que está sempre cheia de flores coloridas.
Museu Botânico de Curitiba
Este museu é considerado o quarto maior herbário do Brasil e o maior sobre a flora paranaense. Seu acervo tem cerca de 400 mil amostras de plantas. Acredita-se que quase 98% das espécies existentes no Paraná estejam nesse herbário.
O espaço, além de ser uma fonte de pesquisa científica, conta com um Centro de Informação Botânica e realiza cursos e palestras para estudantes e pesquisadores.
O Museu Botânico de Curitiba iniciou suas atividades a partir da doação da coleção particular com 18 mil exsicatas (plantas secas, fixadas em cartolina), do botânico curitibano Dr. Honoris Causa Gerdt Guenther Hatschbach.
Jardim das Sensações
O Jardim das Sensações é uma das atrações mais procuradas do Jardim Botânico de Curitiba. Com os pés descalços e olhos vendados o visitante percorre uma trilha de 200m. Utilizando apenas tato, olfato e audição a ideia é que as pessoas possam perceber a intensidade da natureza ao redor. Dá pra “ver” as plantas com as mãos, ouvir o som do vento e da cascata e sentir o perfume das flores e o cheiro da terra.
Espaço Cultural Frans Krajcberg
O Espaço Cultural Frans Krajcberg conta com a exposição permanente “A Revolta”. As obras do artista polonês naturalizado brasileiro expressam o sentimento de Frans em relação à destruição provocada pelo homem nas florestas brasileiras. Nesse espaço estão expostas 100 obras de grande porte, todas feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. A principal finalidade do espaço, de acordo com Krajcberg, é a conscientização ambiental.
Outras atrações do Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Curitiba possui um grande lago, pista de caminhada, loja de souvenires e uma pequena lanchonete que serve de apoio aos visitantes. O gramado convidativo que cerca o parque, em dias ensolarados, torna-se o local ideal para namorar, pensar na vida, filosofar ou simplesmente sentar em meio a natureza e deixar o tempo passar.
A vista do pôr-do-sol que acontece através da cúpula de vidro da estufa é uma atração a parte. Por isso, ao visitar o Jardim Botânico de Curitiba, programe-se para ficar até o início da noite.
Regras de visitação do Jardim Botânico de Curitiba
- Não é possível entrar de bicicleta, skate, patins, patinete ou similares nos gramados, pistas e passarelas. Ao lado do parque há um espaço específico para a prática destes esportes.;
- É proibido o acesso sem camisa ou com roupas de banho;
- Não é permitida a entrada de animais de qualquer natureza (exceto cães guia);
- É proibido alimentar os animais nativos;
- É proibido atividades com bola.
Serviço – Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba funciona todos os dias das 6h às 20h. No verão, o parque fica aberto até as 21. O Jardim das Sensações funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é grátis
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690 – Curitiba – PR – CEP: 80210-390.
Gostou do Jardim Botânico? Conheça também o Parque Tanguá e o Parque São Lourenço.
O Jardim Botânico é uma das paradas da Linha Turismo de Curitiba.