Durante os dias 5 e 6 de julho de 1980 o Papa João Paulo II visitou Curitiba. Para celebrar essa passagem, em dezembro do mesmo ano, a cidade inaugurou o Bosque João Paulo II ou, simplesmente, Bosque do Papa.
O Bosque João Paulo II foi construído no local de uma antiga fábrica de velas. Ele é cortado pelo Rio Belém e possui uma reserva de mata atlântica com mais de 300 araucárias. Tudo isso no Centro Cívico, bem no coração de Curitiba. O local oferece um clima delicioso de paz e tranquilidade em meio a uma área verde de 46 mil metros quadrados.
Além de homenagear a visita do pontífice, o Bosque do Papa também é uma homenagem ao povo polonês, um dos mais importantes imigrantes da história curitibana.
O Memorial da Imigração Polonesa está instalado nas clareiras do Bosque do Papa. É um museu a céu aberto com sete casas construídas com troncos de madeira bruta encaixados. Essas casas recriam uma típica aldeia de imigrantes poloneses. Pouca gente sabe, mas essas casas não são réplicas e sim casas originais que foram construídas no início da colonização polonesa na década de 1870. As casas foram desmontadas de seus locais originais e remontadas no bosque.
Nessa “pequena vila polonesa” há uma capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Essa casa foi visitada pelo Papa durante sua passagem por Curitiba e é um ponto de oração entre os católicos.
Em uma outra casa há um acervo com as lembranças da visita do Papa ao Brasil. Nas demais é possível conhecer os móveis e utensílios usados na época da primeira imigração, em 1871. No museu agrícola se destacam-se a velha carroça, uma pipa para azedar repolho, o abanador de cereais, o amolador de pedra e outras ferramentas época.
Na loja de artesanatos do Bosque João Paulo II é possível comprar as Pêssankas, os ovos coloridos tradicionais da Polônia. As Pêssankas simbolizam a vida, a saúde e a prosperidade. Eles eram usados para presentear as divindades no início da primavera.
Ao caminhar pelo bosque você ainda encontrará uma estátua do Papa João Paulo II e outra em homenagem ao astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico.
Durante o ano, algumas festas típicas polonesas, com direito a muita música e folclore, ocorrem no Bosque do Papa. Na páscoa há a Swiconka, uma benção de alimentos. Em julho há uma homenagem à visita do Papa. Em agosto ocorre a festa da padroeira Czestochowa. Em outubro é celebrado o pontificado de João Paulo II. E em dezembro é comemorado o Dia de São Nicolau, dando início às festas natalinas.
O Bosque João Paulo II ainda conta com uma loja de artesanato, uma casa de chá especializada na culinária polonesa, uma extensa área para caminhadas, playground, trilha ecológica, parque infantil, sede de escoteiros e ciclovia.
O Bosque do Papa está atrás do MON – Museu Oscar Niemeyer.
Serviço – Bosque João Paulo II
- Localização: Rua Mateus Leme com a Rua Wellington de Oliveira Viana – Centro Cívico
- Horário de Funcionamento: Todos os dias das 06h às 18h. O Memorial da Imigração Polonesa não funciona nas segundas-feiras.
- Entrada Grátis
O Bosque João Paulo II faz parte da Linha Turismo de Curitiba.