Bosque do Alemão

13/10/2021 |
Bosque do Alemão

Inaugurado em 1996, o Bosque do Alemão é uma homenagem à cultura e as tradições dos imigrantes alemães. É um memorial dedicado a essas pessoas que começaram a chegar na cidade a partir de 1833.

O local ocupa 38 mil m² e a maior parte é formada por uma densa mata nativa. O espaço fazia parte da antiga chácara da família Schaffer. O Bosque do Alemão é rico em atrações que agradam os visitantes de todas as idades.

O Oratório Bach é uma sala de concertos musicais com capacidade para 100 pessoas. O espaço é uma homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach. O oratório está localizado na parte superior do bosque e está instalado em uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana que ficava no bairro Seminário. No local há elementos decorativos neogóticos e uma lanchonete especializada em comida típica alemã.

Bosque do Alemão: Oratório Bach
Oratório Bach – Foto: Ricardo Almeida/SMCS

Outras atrações do Bosque do Alemão

A Torre dos Filósofos foi projetada em madeira e tem 15 metros de altura. Ela é uma homenagem aos pensadores Goethe e Nietzsche. Uma escadaria leva a um mirante no qual é ter uma bela vista panorâmica de Curitiba e da Serra do Mar.

Descendo a Torre dos Filósofos, está a Trilha João e Maria (Hänsel und Gretel, em alemão). Nesta trilha, o visitante passará por vários totens com ilustrações e trechos do conto clássico dos Irmãos Grimm. A escolha desse conto não é por acaso: Wilhelm e Jakob Grimm nasceram no condado de Hesse-Darmstadt no século XVIII. Essa região, atualmente, faz parte do território alemão. No início da trilha, tem uma placa informativa com os seguinte dizeres:

Trilha de João e Maria
ou de “Hänsel und Gretel”.
Memória do conto infantil dos
irmãos Wilhelm und Jakob Grimm,
escrito em 1812, que serviu de
libreto à ópera de mesmo nome
de Engelbert Humperdimck,
que estreou em Weimar, 1893.
Reproduz em admirável imagem
poética a trajetória de todas
as crianças, da infância
ao conhecimento.

Bosque do Alemão: Casa da Bruxa
Casa da Bruxa – Foto: Ricardo Almeida/SMCS

No final da Trilha João e Maria, encontra-se a Casa da Bruxa. Este local é uma biblioteca infantil que possui sala de leitura e contação de estórias. Essa biblioteca é administrada pela Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura nas crianças. Além dos livros, há outras atividades para o público infantil, como a “hora do Conto”, no qual bruxas e fadas fazem uma leitura teatralizada de histórias infantis.

Bosque do Alemão: Hora do Conto
Hora do Conto – Foto: Ricardo Almeida/SMCS

Do outro lado do Bosque do Alemão está a Praça da Cultura Germânica. Ela possui um bonito jardim com flores coloridas e o Portal da Casa Mylla. Essa obra é uma réplica da fachada de uma casa alemã construída em 1870 na Rua Barão do Serro Azul. A Casa Mylla (a original) foi uma das primeiras edificações germânicas de Curitiba. Ela foi projetada por Gottlieb Müller, tem repetidas janelas em arco, à maneira do casario prussiano de Berlim e Hamburgo.

Serviço

  • Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer).
  • Aberto diariamente das 8h às 20h.
  • A Casa da Bruxa funciona de terça à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados e domingos das 09h às 13h.
  • A hora do Conto ocorre sábados e domingos às 11h, 14h e 16h.

O Bosque do Alemão faz parte da Linha Turismo.