Sete grãos poderosos para a saúde

23/01/2015 |

destaque-graosA alimentação saudável e variada é imprescindível para manter a saúde em ordem. Além de frutas, verduras e legumes, incluir grãos na dieta vai potencializar sua nutrição e bem estar. Confira os grãos superpoderosos que deveriam fazer parte da sua dieta diária.

Grão de bico

Fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e sais minerais, essa leguminosa ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhora o metabolismo das gorduras.

Linhaça

A linhaça é um alimento funcional que contribui para a liberação de glicose no sangue, sendo comumente associado ao emagrecimento. Rica em gorduras boas, vitaminas e substâncias antiinflamatórias, essa sementinha promete blindar sua saúde.

Quinoa

Esse vegetal é rico em cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e fibras que contribuem para a redução do colesterol, prevenção da osteoporose e proteção do sistema nervoso.

Feijão

Queridinho entre os brasileiros, o feijão é rico em ferro, proteínas e sais minerais que contribuem para a formação dos dentes e ossos. Ajuda ainda a controlar o índice glicêmico e a melhorar a saúde do sangue.

Soja

Rica em fibras, a soja contribui para melhorar as funções intestinais e ainda aumentar a sensação de saciedade. É uma ótima fonte de proteína vegetal, que auxilia na formação e manutenção dos órgãos e músculos.

Lentilha

Assim como a soja, a lentilha também é rica em proteína vegetal. O fato que possuir pouca gordura permite que ela seja consumida até mesmo por quem está em dietas restritivas.

Amaranto

O amaranto é fonte de fibras, vitaminas, sais minerais e gorduras boas, ajudando a melhorar o funcionamento do organismo, além de melhorar os sistemas cardiovasculares e imunológicos.