Depois da máquina de lavar, ficou fácil higienizar as roupas, certo? Bom, nem sempre. Existem alguns erros ao lavar roupas que podem prejudicar o tecido ou, simplesmente, fazer você gastar mais que deveria.
Confira uma lista dos erros ao lavar roupa:
- Não ler as etiquetas: Conhecer os símbolos das etiquetas é fundamental para entender como a roupa pode ser lavada. Algumas roupas encolhem por não poderem ser molhadas, entrar em contato com água quente ou ir na secadora, por exemplo. Essas informações costumam estar na etiqueta, bem como orientações sobre a temperatura máxima da água, se o tecido pode receber alvejante ou se pode ser passado a ferro.
- Não separar as roupas: Comece dividindo as lavagens por cor. Divida entre cores claras, escuras e cores vivas (laranja e vermelho, por exemplo). Depois, agrupe as roupas que possuem o mesmo tecido e podem ser lavadas juntas. Roupas de tecido fino ou roupas de lã, por exemplo, precisam ir em sacos protetores ou serem lavadas separadamente para evitar danos e a formação de bolinhas.
- Tenha cuidado com a ordem de lavagem: Toalhas soltam pelinhos que, muitas vezes, ficam na máquina após a lavagem. Por isso, lave as toalhas antes das roupas escuras ou logo depois. A sugestão de ordem de lavagem é: toalhas, roupas de cama, roupas claras e, por último, roupas escuras.
- Não use a máquina vazia: O ideal é acumular roupas de uma mesma categoria para usar a capacidade máxima da máquina. Por isso, se for necessário, compre mais peças íntimas, meias e uniformes das crianças. Esse é um investimento que lhe trará economia, pois não ligar a máquina todos os dias economiza água e energia elétrica.
- Cuidado com o uso de sabão: O excesso de sabão, em vez de limpar mais, desbota e desgasta a roupa. Além disso, interfere no funcionamento da máquina. Por isso, use sempre a quantidade de sabão indicada nas embalagens.
- Não use muito amaciante: Este produto serve para deixar as roupas cheirosas e macias. Porém, se usado em excesso, pode deixar o tecido duro. Além disso, utilizar amaciante em excesso pode fazer com que o produto se acumule nas borrachas da máquina e danifique o eletrodoméstico. Use sempre a quantidade indicada pelos fabricantes e despeje o líquido no compartimento do amaciante, nunca em cima da roupa.
- Utilize a programação adequada da máquina: Usar o programa de roupa suja/pesada para lavar roupas de bebê, por exemplo, vai fazer você gastar mais energia e água, além de deteriorar suas roupas em menos tempo. A dica é usar o programa certo para cada tipo de tecido.
- Perder tempo esfregando tecidos encardidos: Há produtos que dispensam a trabalheira de esfregar tecidos encardidos. Para isso, dissolva um tira-manchas em pó (sem cloro) em água quente, coloque em um balde junto com os tecidos encardidos e deixe de molho por até uma hora. Depois, lave normalmente.
- Não tratar roupa manchada: As manchas devem ser tratadas antes das roupas irem para a máquina. Gordura, por exemplo, deve ser removida com detergente neutro (esfregue o detergente na mancha, deixe agir por 15 minutos, enxágue e depois lave a peça normalmente). Se, ao final da lavagem, a roupa ainda estiver suja, lave novamente.
- Não fechar botões e zíperes: Antes de lavar as peças, é importante fechar os botões e zíperes por inteiro. Isso garante que as outras peças não sejam danificadas dentro da máquina.
- Usar água sanitária: Este produto não é seguro para roupas. Ela pode manchar o tecido ou causar amarelamento. Ao invés disso, utilize alvejantes sem cloro para tirar as sujeiras mais pesadas.
- Lavar a roupa a cada uso: Peças íntimas devem ser usadas apenas uma vez e lavadas, preferencialmente, após o uso. Pessoas que transpiram demais também podem não conseguir usar camisetas ou blusas mais de uma vez. No entanto, casacos, saias e calças não precisam ser lavados após um único uso. Nesses casos, deixe as roupas em lugar arejado e utilize-as novamente antes de lavar. Vale lembrar que a lavagem desgasta a fibra do tecido e diminui a vida útil das roupas.
- Deixar muito tempo de molho: O tempo máximo de molho é de duas horas. Após esse tempo, o sabão não tem mais efeito. Se esquecer a roupa de molho por dias, micro-organismos começam a reagir sobre a sujeira da água e soltam um cheiro ruim, que pode permanecer na peça depois de seca.
Veja também: