A água sanitária, se utilizada de maneira incorreta, pode representar riscos à saúde. Aprenda como usar água sanitária de forma adequada para aproveitar todo o seu potencial de limpeza!
Como usar água sanitária de maneira correta e segura
- Não use em metais: Evite o uso da água sanitária em metais, pois, por ser um produto oxidante e corrosivo, pode causar ferrugem e manchas. Opte por desinfetantes ou produtos específicos para essa finalidade.
- Dilua a água sanitária: Para garantir a segurança e manter as propriedades germicidas, dilua a água sanitária adequadamente. Para limpeza geral, utilize 1 litro de água para 40ml de água sanitária. Em casos como água parada ou caixa d’água, dilua 2ml por litro.
- Use água sanitária pura para combater o mofo: Utilize água sanitária pura para combater o mofo, mas aplique com um borrifador para controlar a quantidade. Lembre-se de usar máscara e luvas, além de garantir uma boa ventilação no ambiente.
- Lave frutas e vegetais: Higienize frutas e vegetais consumidos crus misturando 15ml de água sanitária em 1 litro de água. Deixe de molho por 15 minutos e enxágue bem em água corrente para garantir a remoção de micróbios indesejados.
- Lave roupas com cuidado: Antes de usar água sanitária em roupas, verifique a etiqueta. Se houver um triângulo significa que você pode usar água sanitária. Para utilizar da maneira correta, dilua 10ml em 1 litro de água. Contudo não use em tecidos como lã, lycra, seda e couro. A água sanitária também não deve ser utilizada em roupas coloridas pois o produto age de maneira indesejada com os corantes e causa manchas que não saem.
- Não misture com outros produtos: Nunca misture água sanitária com álcool, vinagre ou produtos de limpeza que possuem amônia. Isso pode causar reações químicas perigosas e liberar substâncias que fazem mal a saúde.
- Não use água sanitária para limpar o xixi dos pets: Tanto o xixi dos animais quanto dos humanos possuem amônia, e, ao terem contato com água sanitária, haverá a liberação de substâncias nocivas. Para limpar a sujeira dos animais, a dica é usar desinfetante ou uma misturinha para tirar cheiro.
- Leia o rótulo: Consulte o rótulo da água sanitária para informações detalhadas sobre reagentes e proporções de diluição, garantindo seu uso correto.
- Cuidados ao manusear: Sempre utilize máscaras e luvas ao manipular a água sanitária. Evite, ao máximo, o contato do produto com a pele. Caso isso aconteça, lave a área imediatamente com água corrente.
- Não reutilize embalagens: O plástico fica com resíduos do produto e isso poderá ocasionar problemas quando reutilizado. Quando usar todo o produto, descarte a embalagem no lixo reciclado.