Os impactos da garrafa pet para o meio ambiente

08/05/2023 |
Os impactos da garrafa pet para o meio ambiente

A garrafa pet faz parte do nosso cotidiano. Ela é usada para embalar diversos tipos de líquidos, tais como alimentos, remédios e produtos de limpeza. Porém, você já parou para pensar nos impactos da garrafa pet para meio ambiente e o que o excesso de plástico pode ocasionar no planeta?

Presente no dia-a-dia de toda a população e nas mais diversas formas, o plástico é considerado um item essencial no mundo moderno. Ele é feito de materiais sintéticos ou semissintéticos que usam polímeros como ingrediente principal. Ele é flexível, leve, durável e barato para produzir.

De acordo com o relatório “Global Plastic Outlook – Economic, Drivers, Environmental Impacts and Policy Options”, lançado em 2020 pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a geração de resíduos plásticos mais que dobrou de 2000 para 2019. Apenas em  2019, a quantidade de plásticos produzidos foram de 460 milhões de toneladas.

Infelizmente a reciclagem não atinge o mesmo percentual da produção. De todo o plástico produzido, menos de 10% retorna para a cadeia produtiva. Todo o resto é incinerado, vai para aterros ou para os oceanos. E é aí que o problema toma proporções imensuráveis.

Os impactos da garrafa pet para o meio ambiente

O plástico no meio ambiente, principalmente a garrafa PET, pode levar até 600 anos para se decompor. Tão expressiva é a quantidade de plástico nos mares que é possível ver garrafas pet no oceano em imagens de satélite.

Além de prejudicar a vida marinha e as aves, essa poluição também prejudica o ser humano, já que o ciclo de contaminação por ingestão de plástico não termina nunca.

Dadas as proporções do problema, além de buscar a reciclagem em larga escala, precisamos nos conscientizar da importância de reduzir o consumo de plástico em nossas vidas.

Também é fundamental reutilizarmos as embalagens, optarmos por opções biodegradáveis e cobrar nossos governantes políticas de incentivo à reciclagem. Além disso, temos que exigir acordos internacionais buscando a preservação e a redução da poluição de plástico. Vale lembrar que o mundo é um enorme ecossistema e, o que é feito do outro lado do planeta reflete na vida de todos. 

O Cemitério Vertical de Curitiba se preocupa com o meio ambiente e, por isso, sempre aborda assuntos sobre sustentabilidade.

Gostou desse assunto? Veja também: como viver sem plástico.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.