I Love New York: A história por trás do símbolo

28/04/2023 |
I Love Nova York

I Love New York é uma coisa que ninguém diria até o meio da década de 1970. Nesse período, a maior metrópole do mundo era suja, violenta e perigosa.

Nessa época, Nova York era uma cidade quebrada, com uma dívida bilionária, 300 mil desempregados, serviço de coleta de lixo em greve, crimes em ascensão e 1700 homicídios anuais. Edifícios emblemáticos, como a Grand Central Station refletiam a decadência e o abandono da cidade.

Em 1975, o descontentamento dos funcionários públicos – entre eles bombeiros e policiais, levou à criação de um panfleto com o título “Bem-vindo à cidade do medo”. Era uma espécie de guia de sobrevivência para Nova York.

Bem Vindo a Cidade do Medo - Panfleto distribuído em Nova York na década de 1970.

Dentre os conselhos estavam: “não fique na rua após as 18h”, “não caminhe pela cidade. Se tiver que sair do hotel a noite, não saia sozinho. Peça um taxi e aguarde no lobby. Faça o mesmo procedimento ao deixar restaurantes, teatros e outras atividades noturnas”. Além de outras dicas pessimistas, como “não deixe objetos de valores no quarto do hotel”.

Em meio a esse caos, o governo local apostou em um estratégia ousada: multiplicou por dez o orçamento de turismo e investiu em um posicionamento de marca para a cidade.

Em 1977 o mundo conheceu uma das maiores logomarcas (e slogans) do planeta. I ❤️ NY. Esse símbolo foi criado pelo designer Milton Glaser, num taxi amarelo de Manhattan durante um sinal vermelho. Glaser rabiscou a ideia simples, num envelope, com um lápis vermelho. “I ❤️” foram colocados acima de “NY” (essa história foi tão emblemática e importante que os esboços originais do desenho se encontram em exposição no Museu de Arte Moderna).

I love Nova York: um case de sucesso

Simples, direta, sensível e universal, a marca I Love New York virou um padrão seguido no turismo e lazer devido à seu resultado: Nova York passou a atrair multidões de visitantes e deixou para trás o passado sombrio de caos e crescimento violento.

Após os atentados terroristas de 11 de Setembro, o logotipo atingiu uma popularidade sem precedentes. As vendas de vestuário com a marca aumentaram de forma exponencial. O mundo quis demonstrar simpatia e apoio após a tragédia e o coração virou um símbolo ainda mais poderoso para os habitantes da cidade.

Milton Glaser criou depois o logo “❤️ NY More Than Ever”. Ele colocou um ponto negro no coração, simbolizando o World Trade Center. As receitas da venda do cartaz com esse logo foram doadas para as famílias da vítimas do atentado terrorista.

Atualmente o logo I ❤️ NY é uma propriedade do Departamento de Desenvolvimento do Estado de Nova Iorque. As vendas dos materiais com esse emblema contribuem com 30 milhões de dólares por ano para o desenvolvimento turístico do estado.

Nos dias atuais, Nova York recebe anualmente mais de 67 milhões de turistas e é uma das cidades mais visitadas do mundo.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.