Os termogênicos ajudam a emagrecer?

29/07/2022 |
termogênicos ajudam a emagrecer

Antes de respondermos se os termogênicos ajudam a emagrecer, é preciso entender como o nosso corpo funciona.

Todos os alimentos que consumimos gastam energia no processo de digestão. Durante este período, o corpo tem a capacidade de aumentar a temperatura e acelerar o metabolismo. No entanto, existem alguns alimentos capazes de acelerar ainda mais o processo metabólico, esses são classificados como termogênicos.

São considerados termogênicos alimentos como a pimenta vermelha, cúrcuma, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, café, guaraná, chá verde, água gelada (inferior a 16°C), linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.

Há estudos sobre como o uso de termogênicos naturais pode trazer benefícios à saúde. Mas, será que aumentar o consumo dos alimentos termogênicos ajuda a emagrecer?

Termogênicos funcionam quando são aliados a outras práticas saudáveis

Alimentos termogênicos podem sim ajudar a emagrecer, mas eles não fazem milagres. Segundo estudos, os termogênicos são capazes de aumentar o gasto calórico em até 5%. Ou seja, quem gasta 2 mil calorias em um dia, irá gastar mais 100 calorias quando passa a colocar os termogênicos no cardápio.

Na prática, não adianta consumir termogênicos e esperar perder peso milagrosamente. Para se emagrecer 1kg é necessário gastar 7.700 calorias a mais do que se consome. Logo, para perder peso, é preciso aliar os termogênicos com uma dieta saudável e exercícios físicos. No entanto, os termogênicos podem auxiliar na perda de peso, mas de uma outra forma.

Como os termogênicos ajudam a emagrecer

A obesidade é uma inflamação crônica de baixo grau. Quanto maior as células de gordura, maior a secreção de citocinas e proteínas de fase aguda. Na prática, isso eleva a inflamação do corpo.

Estudos sugerem que os termogênicos podem ajudar na perda de peso, porém, agindo como anti-infamatórios naturais, melhorando as funções corporais, ajudando na saciedade e disponibilizando a gordura estocada como combustível na atividade física.

Um dos alimentos naturais mais pesquisados pela ciência, é a cúrcuma e ela possui diversos benefícios para a saúde. Quando a consumimos com regularidade, aproveitamos suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fazendo com que se perca peso.

Resumindo: os termogênicos podem ajudar sim a emagrecer. Mas eles não fazem milagres. Para se perder peso com saúde, é necessário uma série de cuidados que envolvem principalmente a alimentação e prática de exercícios físicos.

Vale lembrar que os termogênicos são estimulantes. Eles podem causar efeitos negativos em pessoas que possuem insônia, enxaqueca, ansiedade e síndrome do pânico. Gestantes, lactantes, idosos, crianças, pessoas com pressão alta, arritmia cardíaca ou problemas estomacais só devem consumir alimentos termogênicos com acompanhamento médico.