Como não ficar sobrecarregado com suas tarefas

30/05/2022 |
Como não ficar sobrecarregado com suas tarefas
Imagem de Davidqr por Pixabay

Todos os dias temos uma centena de coisas pra fazer e a sensação que nossas atividades nos “engolem”. Mas será que dá para não ficar sobrecarregado com nossas tarefas?  Antes de responder essa pergunta, é importante compreender por que isso acontece.

Segundo estudos psicológicos, quando nos sentimos sobrecarregados com nossas tarefas tendemos a ter uma resposta imediata para a situação, como se fosse uma fuga. Na maioria das vezes optamos pelo caminho mais curto: a procrastinação. Quando chega a hora de entregar determinada tarefa, corremos para fazê-la como se todas as forças das trevas estivessem atrás da gente e, isso causa a sensação de esgotamento que estamos sentido.

Para te ajudar a fugir dessa situação, reunimos algumas dicas para você não ficar sobrecarregado com suas tarefas.

1. Reutilize seu trabalho

Imagine que você precisa fazer uma apresentação que terá a sua biografia. Em algum lugar, você deve ter escrito algo a seu respeito, nem que seja em um antigo currículo. Ao invés de criar tudo do zero, que tal reaproveitar o que já fez? O exemplo é bem raso, mas válido. Se você quer fazer seu dia render, tente usar mais os materiais que já criou e faça pequenas modificações para entregá-lo mais rapidamente.

2. Tome decisões

Diariamente precisamos tomar decisões que impactam nossas vidas. Por exemplo, você está a dias pensando em cancelar sua assinatura de streaming e a desculpa é que “falta tempo”. Toda vez que você fica pensando em algo e não age causa uma sensação de esgotamento mental.

O ideal é não demorar muito para tomar decisões e agir assim que definir alguma coisa. O problema é que, muitas vezes é difícil de tomar certas decisões.

Nesse caso a dica é reconhecer quais variáveis são realmente importantes. Se você não deseja mais aquela assinatura de streaming, cancele. Caso queria assistir de novo um filme ou série que foi lançado, é fácil assinar novamente. Tomar decisões mais rápido irão ajudar a desafogar sua lista de tarefas e evitar a sensação de sobrecarga.

3. Para não ficar sobrecarregado, lembre-se: muitas vezes “Feito” é melhor que “Perfeito”

Muitas vezes somos perfeccionistas e perdemos muito tempo em determinadas tarefas. Ser cuidadoso em relação ao trabalho, pode ser bom, no entanto, gastar muito tempo com uma tarefa que muitas vezes não é complexa, pode ser estressante.

Ao gastarmos muito tempo em uma tarefa, perdemos o foco, procrastinamos e gastamos todo prazo possível para realizá-la. O ideal é trabalhar de forma ágil, criativa, instintiva e antecipar sua agenda. Isso fará com que você pare de ficar pensando no que precisa fazer e diminuirá a sensação de sobrecarga.

4. Conecte-se com outras pessoas do seu trabalho

Quando ficamos sobrecarregados com nossas tarefas é normal nos sentirmos ansiosos, nervosos e estressados. Muitas vezes, quando temos o apoio de um colega de trabalho, fica mais fácil de desenvolver certas atividades. Além disso, trocar ideias com outras pessoas da mesma área pode ajudar a resolver certos desafios.

Lembre-se: com todo excesso de tarefas e informação que temos, é comum nos sentirmos sobrecarregados e esgotados. Não se sinta desamparado ou sem esperança. Reflita sobre suas atividades, antecipe seu trabalho e diminua a carga que está carregando.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.