O Museu Oscar Niemeyer (também chamado de MON ou Museu do Olho) é um museu de arte formado por um complexo de dois prédios em uma área de 35 mil metros quadrados. É considerado o maior museu da América Latina. Além disso, a construção é um verdadeiro exemplo de arquitetura e arte.
O primeiro prédio foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer em 1967 e concebido como um Instituto de Educação. Esse edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil com uma área de 65m. O projeto combina linhas retas e curvas, concreto e área verde numa só obra.
Nos anos 2000, o local foi reformado e adaptado à função de museu. A obra novamente foi projetada por Niemeyer. Junto ao prédio principal, o arquiteto fez um anexo inspirado em um pinhão. No entanto, a comunidade enxergou o projeto como um olho, imprimindo-lhe essa nova característica.
No espaço, além do Museu Oscar Niemeyer, há o MON Café e o “parcão”, uma área verde que fica nos fundos da construção onde as pessoas levam os cães para brincar. Neste espaço ainda ocorrem eventos temáticos como festas gastronômicas, apresentações artísticas e shows.
O que tem no Museu Oscar Niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer abriga obras importantes da produção artística nacional e internacional e possui mais de 9 mil peças de artes visuais, arquitetura e design.
Ao todo, são 12 salas de exposição e, anualmente, são realizadas mais de 20 mostrar que recebem um público superior a 360 mil pessoas.
Dentre às exposições permanentes, há obras de personalidades como João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros.
O MON é considerado uma instituição de referência em relação as artes visuais no Brasil e no mundo. O local tornou-se rota das grandes exposições, recebendo mostras importantes, como as serigrafias do húngaro Victor Vasarely; pinturas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Andersen e Amedeo Modigliani; esculturas de Degas e do brasileiro Sergio Camargo; gravuras de Francisco Goya, Picasso e Escher; fotografias de Haruo Ohara, Sebastião Salgado, Roger Ballen, Brassaï e Frida Kahlo; obras de contemporâneos como Os Gêmeos, Beatriz Milhazes, Nuno Ramos e Leda Catunda; além de produções de artistas paranaenses, como Poty Lazzarotto, Paulo Leminski e João Turin, entre muitos outros.
Como conhecer o MON
- As exposições do MON podem ser visitadas de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada). A visitação é grátis todas as quartas-feiras.
- O MON funciona das 10h às 18h (a compra do tíquete deve ser feita até as 17h30).
- Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/PR
- Telefone: (41) 3350-4400
O Museu Oscar Niemeyer faz parte da Linha Turismo de Curitiba.