A Floresta Nacional do Tapajós abrange quatro municípios do estado do Pará e é uma das unidades de conservação ambiental mais visitadas do Amazonas. O local possui diversas iniciativas para turismo sustentável e ecológico.
Pertinho de Alter do Chão, a Floresta Nacional do Tapajós oferece uma oportunidade única aos visitantes: caminhar entre as grandiosas árvores amazônicas. Essa reserva possui 527 mil hectares e, além do contato com a natureza, o visitante irá aprender muito com os povos da floresta.
Quem que passar por aqui conhecerá espécies fantásticas de vegetais, como a grande samaúma (conhecida pelos indígenas como “árvore da vida”), além aprender com outras plantas curiosas.
Além de conhecer a flora, quem quiser ter um contato mais próximo à floresta, poderá investir em um acompanhamento no meio da mata ou a beira do Rio Tapajós.
Atrações da Floresta Nacional do Tapajós
Quem vier para a Floresta Nacional do Tapajós irá conhecer um verdadeiro paraíso natural, observar como o local pode ser explorado de forma sustentável e ter contato com diversas plantas e animais.
Ao todo, a unidade de conservação possui mais de 160 quilômetros de praias e uma grande diversidade de paisagens: há rios, lagos, alagados, morros, planaltos, campos de açaizais e muito mais.
Além de tudo isso é possível tomar banhos em praias e igarapés; aprender com as mais de mil famílias das 23 comunidades e 3 aldeias indígenas que vivem da floresta; fazer passeios de barco e canoa pelo igapó e enfrentar muitas trilhas.
O passeio mais popular entre os turistas é para a Flona Jamaraquá, onde há uma trilha de 9km de extensão em meio à mata. Durante o passeio há muitas paradas para contemplar a natureza, além de banhos nas águas límpidas do igapó. No retorno, é servido um almoço caseiro com peixes amazônicos frescos.
A Floresta Nacional do Tapajós é palco de uma das competições mais extremas do planeta, a Jungle Marathon, uma maratona de três distâncias: 42km, 127km de 254km. No percurso há trilhas, travessias de rios, subidas e descidas íngremes e praias fluviais. Tudo isso combinado com muita umidade e altas temperaturas.
O visitante que passar por aqui também poderá saber mais sobre a extração de látex e dos óleos de andiroba e copaíba, como é feita a produção de couro ecológico, comprar biojóias e móveis artesanais. Também é possível experimentar furtas in natura, como o açaí e acompanhar a produção de licores artesanais, farinha e mel.
Conhecer a Floresta Nacional do Tapajós é uma experiência única, que marcará sua vida para sempre.