Alasca

26/11/2021 |
Alasca

Glaciares mais extensos que países inteiros, baleias-jubartes de até 15 metros, ursos de 500 quilos, geleiras, lagoas, vulcões, montanhas e florestas: o Alasca é uma das áreas mais remotas e selvagens do planeta e, ao mesmo tempo, uma das mais fascinantes.

O Alasca é o maior estado dos Estados Unidos. A região abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta do país. Chegar até aqui é relativamente fácil: há diversos voos, cruzeiros confortáveis e a Alaska Highway, uma rodovia ampla e moderna com mais de 2 mil quilômetros.

Sempre que vemos o Alasca na televisão temos a nítida impressão que é um lugar remoto e coberto de neve. Mas, na verdade, o estado não é tão gelado quanto se imagina: no verão as temperaturas podem chegar até os 30ºC.

A melhor época de visitar o Alasca é justamente na estação mais quente do ano. De maio à agosto os termômetros ficam entre 15ºC e 26ºC. Nessa época a vegetação está radiante e os dias possuem até 19 horas de sol.

Anchorage: a maior cidade do Alasca

Anchorage: a maior cidade do Alasca

Anchorage é a maior cidade do Alasca e a que recebe a maior quantidade de visitantes. Sua localização é um bom ponto de partida para as várias atrações do estado. Ao desembarcar aqui, desfrute a gastronomia local. A comida da região é autêntica e interessante, principalmente em relação à peixes e frutos do mar. O salmão do Alasca é um destaque a parte, pois seu sabor e textura são realmente incríveis!

O centrinho de Anchorage é aconchegante. Há lojas de artesanatos de povos nativos, como os inupiat e os athabaskan. Na cidade ainda há o Alaska Wildlife Conservation Center, um centro de reabilitação para animais silvestres como raposas, alces e ursos. Já no Anchorage Museum é possível conhecer mais detalhes sobre a fauna e a flora local.

Chugach State Park

Chugach State Park

Uma das áreas naturais mais acessíveis do Alasca é o Chugach State Park. As montanhas fazem sombra sobre a cidade de Anchorage e o parque mescla uma série de ecossistemas: de florestas coníferas à pântanos. Toda área é cortada por mais de 100 trilhas que passam pela vegetação nativa e vários glaciares. 

Kenai Fjords National Park

Kenai Fjords National Park

No Kenai Fjords National Park há uma costa repleta de fiordes. Esse local oferece passeios de barco que saem da cidade de Seward, possuem de cinco a dez horas de duração e exploram locais incríveis, como a Resurrection Bay, onde há dezenas de baleias-cinza e a Fox Island, um espaço onde você pode remar em um caiaque junto à pedras pedregosas e papagaios-do-mar. A Harding Icefield é uma trilha de 12 quilômetros que permite caminhar pela natureza e ver os incríveis glaciares do alto.

Glacier Bay National Park

Glacier Bay National Park

O Glacier Bay National Park preserva mais de 50 majestosos glaciares e dezenas de icebergs. Ao visitar essa parque, você verá os pedaços de gelo se desprendendo dos paredões e caindo no mar. Além disso, o local possui uma incrível vida selvagem com focas, leões marinhos e mais de 200 espécies de pássaros. Dentro do parque há um único hotel, o Glacier Bay Lodge. Ao se hospedar nele você terá uma vista para montanhas nevadas e outras paisagens deslumbrantes.

Mendenhall Glacier

Mendenhall Glacier, Alasca

O Mendenhall Glacier é um glacial que possui incríveis 19 quilômetros de extensão e é circundado por uma floresta verdejante. No local há trilhas de diversos graus de dificuldade que aproximam o visitante da massa de gelo. Lá ainda está a Nugget Falls, uma cascada de cinco quedas ao lado do glaciar.

Denali National Park: casa dos maiores animais do Alasca

Denali National Park

O Denali National Park é um dos lugares mais singulares do Alasca. Esse local é a casa do “Big Five”, os maiores animais do país. No Denali há ursos, lobos, renas, alces e o carneiro-de-dall. É possível explorar esses encantos através de um ônibus especial, passeios em pequenos aviões e trilhas que circulam os vales. No caminho há mirantes para apreciar as florestas de coníveras, vegetação de tundra, lagos e glaciares. O maior destaque do parque é o Monte McKinley, o pico mais alto dos Estados Unidos com 6.190 metros.

Katmai National Park

Katmai National Park

No Katmai há uma combinação única com 15 vulcões – alguns deles ainda soltando fumaça – e a maior população de ursos da América do Norte. Através do alojamento Brooks Camp é possível avistar dezenas deles caçando salmões entre as corredeiras do rio. No parque também há o Valley of Ten Thousand Smokes, formado por uma erupção vulcânica em 1912. No Katmai ainda há campos de lava e cachoeiras que descem das montanhas sobre os lagos e glaciares.

Wrangell-St. Elias National Park: o maior parque do Alasca

Wrangell-St. Elias National Park

Outra atração imperdível do Alasca é o Wrangell-St. Elias National Park. Este é o maior parque dos Estados Unidos e abriga 9 das 16 montanhas mais altas do país. No parque há mais de 150 glaciares, vulcões, formações rochosas, vales e rios. A dica aqui é embarcar em um passeio de avião para ver a paisagem de cima e de uma forma ainda mais deslumbrante.

Se você gostou do Alasca, pode gostar também de El Calafate ou conhecer as atrações imperdíveis da Patagônia.