A Patagônia é dona de uma das menores densidades demográficas no mundo. Por aqui vivem menos de 1 habitante por quilômetro quadrado. No entanto, o local é o cenário perfeito para viajantes em busca de aventuras em cenários incríveis. Hoje falaremos de algumas atrações imperdíveis da Patagônia.
Dividida entre Chile e Argentina, a Patagônia é um local repleto de bosques densos, geleiras e fiordes (entradas de mar entre altas montanhas rochosas). Para conhecer esse paraíso é necessário enfrentar longos deslocamentos a pé ou por estradas de chão, principalmente no lado chileno.
A Patagônia Argentina tem melhores vias de acesso e cidades com excelente infraestrutura turística. Alguns exemplos são Bariloche, Puerto Madryn e El Calafate.
Selecionamos algumas atrações imperdíveis da Patagônia para você colocar no seu próximo roteiro de viagem.
Atrações imperdíveis da Patagônia
Carretera Austral (Chile)
A Carretera Austral é uma das estradas mais cenográficas do continente. São 1.240 km de vias pouco pavimentas e trechos rústicos entre Porto Montt e Villa O’Higgins.
Santuario de La Naturaleza Capilla de Mármol
A atração mais famosa da Carretera Austral é o Santuario de La Naturaleza Capilla de Mármol, em Puerto Tranquilo. Esse local possui rochas de mármore esculpidas pelas águas do lago General Carrera. O Santuario de La Naturaleza Capilla de Mármol fica a 218 km de Coyhaique, a cidade que possui melhor infra-estrutura em toda a estrada.
Laguna San Rafael (Chile)
Partindo de Puerto Chacabuto e navegando por 5 horas é possível chegar na Laguna San Rafael. Esse parque está entre os mais belos da região e abriga um glaciar milenar com paredões de até 50 metros de altura.
Ventisquero Colgante (Chile)
O Ventisquero Colgante é um glacial suspenso que fica no Parque Nacional Queulat. Esse local oferece uma das paisagens mais incríveis da Patagônia Chilena. Seu acesso é fácil através de trilhas curtas que cortam bosques sempre verdes.
Torres del Paine (Chile)
Torres del Paine é um dos destinos mais buscados do Chile. O local está a 150 km de Puerto Natales e oferece trilhas de até 10 dias. Ainda é possível andar por estepes patagônicas, navegar em lagos glaciais e conhecer os famosos maciços de Paine.
Punta Tombo (Argentina)
Punta Tombo, na Patagônia Atlântica, possui a maior colônia continental de pinguins de Magalhães. O local recebe cerca de 500 mil animais anualmente para acasalamento e criação dos filhotes.
Ruta 40 (Argentina)
Começando na fronteira com a Bolívia, a Ruta 40 tem mais de 5 mil quilômetros. Essa rodovia termina em Cabo Virgenes, no Estreito de Magalhães. Paralela à Cordilheira dos Andes, essa via dá acesso à muitos locais da clássicos da Patagônia, como El Calafate.
Perito Moreno (Argentina)
O Perito Moreno é a principal atração do Parque Nacional Los Glaciales, a 80km de El Calafate. Esse glacial impressionante pode ser explorado através de passeios de barco, caminhando sobre as passarelas ou fazendo trekking sobre o gelo.
Chaltén (Argentina)
Chaltén é considerada a Capital Nacional do Trekking. A regra aqui é caminhar. São diversas trilhas gratuitas e de diferentes níveis de dificuldade. A dica aqui é visitar os morros Fitz Roy e Torre.
Ushuaia (Argentina)
O mundo termina na cidade de Ushuaia. Esse local é considerado o mais austral (região mais ao sul do continente, sendo a última região habitável pelo homem). As opções de passeio aqui são várias: dá para conhecer museus históricos, uma antiga colônia penal, visitar estações de esqui e fazer passeios de trem.