O Outubro Rosa começou em 1990 com o evento “Corrida Pela Cura”. A cerimônia tinha como objetivo arrecadar fundos para a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Os participantes dessa corrida eram mulheres que superaram o câncer de mama. Cada uma das participantes ganhou um laço rosa antes da competição.
Em 1997 o movimento ganhou força quando as cidades de Lodi e Yuba, também nos Estados Unidos, criaram atividades com o objetivo de realizar exames preventivos de câncer de mama. Desta maneira, o mês de outubro foi selecionado como oficial em prol desta causa.
A primeira iniciativa marcante no Brasil ocorreu em São Paulo no dia 02 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. Com o aumento dos recursos e da tecnologia a campanha foi difundida e, em 2010, começou um movimento global em torno do Outubro Rosa.
A importância do Outubro Rosa
Segundo o Ministério da Saúde, as campanhas do Outubro Rosa dão resultados significativos. A instituição governamental divulgou um aumento de 37% do número de mamografias realizadas no país. Além disso, com a disseminação do Outubro Rosa, há um compartilhamento de informações sobre a relevância da prevenção e do controle da doença.
Atualmente empresas, escolas e políticas públicas estão unidas em prol da disseminação do conhecimento sobre o câncer de mama. Tudo isso trouxe resultados positivos para otimizar os serviços de diagnóstico, tratamento e redução da mortalidade.
O câncer de mama no Brasil
O câncer de mama é o que mais incide em mulheres no mundo. Em 2020 foram aproximadamente 2,3 milhões de novos casos. Isso representa 24,5% dos cânceres em mulheres. Ele é também a causa mais frequente de morte por tumores. Apenas no ano passado foram 684.996 óbitos.
No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais acomete as mulheres. Ele fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. As taxas mais elevadas estão nas regiões Sul e Sudestes. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a estimativa é que o Brasil tenha 66.280 novos casos da doença em 2021. Essa taxa de incidência é de 43,74 casos para cada 100 mil mulheres.
Causas do câncer de mama
Não existe uma única causa para o aparecimento do câncer de mama. O que existe é uma soma de fatores. O primeiro deles é a idade, já que quatro de cinco casos acontecem depois dos 50 anos. No entanto, independente da idade, é importante se cuidar e fazer exames preventivos.
Fatores comportamentais
- Sedentarismo;
- Obesidade e sobrepeso, principalmente depois da menopausa;
- Consumo de bebidas alcóolicas;
- Exposição constante a raios X.
- Fatores reprodutores e hormonais;
- Primeira menstruação antes dos 12 anos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter tido filho;
- Menopausa após 55 anos;
- Ter feito reposição hormonal depois da menopausa.
Fatores genéticos
- Histórico familiar de câncer de ovário;
- Histórico de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
- Caso de câncer de mama em homens na família;
- Alteração genética nos genes BRCA1 e BRCA2.
Aproveite o Outubro Rosa e saiba como prevenir o câncer de mama
A partir dos 20 anos as mulheres devem fazer um autoexame apalpando as mamas. Esse exame deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual. Para mulheres que não menstruam é importante escolher uma data e fazer a avaliação. Fique atenta em sinais como:
- Nódulos palpáveis na mama ou região das axilas;
- Alterações na pele que recobre o local do nódulo;
- Região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja;
- Saída de secreção.
Além do auto exame é importante que mulheres acima de 30 anos realizem mamografia de rastreamento anualmente. Esse é o único exame que permite descobrir o turmo em sua fase inicial.
Existem alguns hábitos que ajudam a reduzir os fatores de risco do câncer de mama em até 28%. São eles:
- Praticar exercícios físicos;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar;
- Usar hormônios sintéticos apenas com prescrição médica.
O câncer de mama, quando descoberto em sua fase inicial, tem quase 100% de probabilidade de cura. Que tal entrar na onda do Outubro Rosa e fazer seu exame preventivo? Já está mais do que comprovado que ele salva vidas.
Na edição 25 da Revista Vertical falamos um pouco sobre o Câncer de Mama.